sábado, 24 de setembro de 2016

DOMINGO 25, EM SÃO BENTO DO UNA, NEM VERMELHO NEM AZUL

Que o povo de São Bento do Una gosta de participar ativamente das campanhas políticas todos sabemos, agora nas eleições desse ano, parece que os ânimos de alguns eleitores está a "flor da pele". Os anúncios de comício "Azul e Carreata "Vermelha" no mesmo dia, causaram o maior reboliço nas redes sociais.
 Tanto que a Polícia Militar, Ministério Público e as coligações, em prevenção a conflitos entre militantes das diferentes chapas, fizeram um acordo onde ficou decidido que os maiores eventos políticos não poderiam ser realizados na mesma data.
Feito o acordo cada partido organizou a sua agenda, e o dia 25 ficou reservado para o candidato a prefeito Branco Mendes. Mas nos primeiros dias da semana, houve uma tentativa de quebra desse acordo.

A semana foi iniciada com anúncios das coligações, onde a coligação Por Uma São Bento de Todos Nós teria informado por meio de ofício que seria feito uma troca com o PSL, ocupando a data do dia 25.

Mas o Juiz entendeu que não seria viável a mudança, e proibiu o acordo, para manter a igualdade acordada anteriormente, ou seja o domingo 25 continuava ser de Branco Mendes.

 Mesmo assim a coligação do PTB veiculou em carro de som que estaria realizando no domingo um comício na Avenida Manoel Cândido, inclusive informando que teria apoio do PSL.

 Então a Coligação, São Bento do Una na Direção Certa, também anunciou um grande evento para o mesmo dia, uma carreta para o povoado de Queimada Grande.
 O Ministério Público recebeu informações que houve um aumentou da rivalidade entre alguns militantes das coligações, chegando a prometer se enfrentarem nas vias públicas.

Ações essas, comprovadas através de mensagem (WhatsApp), incitando a violência, gerando um clima de insegurança pública.
 A Polícia Militar por sua vez também informou que não teria efetivo suficiente para garantir a segurança dos eventos se acontecessem no mesmo dia.

Diante de todos os fatos o juiz eleitoral, Guilherme Augusto, decidiu nessa quinta-feira (22), que o domingo 25 continua sendo do candidato a prefeito Branco Mendes. Sendo assim, nem o azul nem o vermelho vai poder realizar os eventos anunciados.

O juiz deferiu uma liminar que determina várias medidas de segurança e prevenção dos possíveis conflitos. Confira algumas a seguir:

O dia 25 de setembro de 2016, fica única e exclusivamente reservada para eventos do Partido Social Liberal (PSL) no município nas zonas rural e urbana.

– Fica proibida que as Coligações lideradas pelo PSB e PTB de divulgarem ou realizarem qualquer evento na data citada.

Determina a aplicação de multa no valor de R$ 100 mil para qualquer candidato das coligações advertidas que descumprirem a ordem.

– As Polícias Militar e Civil foram autorizadas para que no caso de desobediência seja aplicados e tomadas a medidas legais cabíveis.

De acordo com o Cartório eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral localizado no Recife (PE), manteve a decisão tomada pelo juiz.

(Com informações e imagem da TVSBUNA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário