terça-feira, 27 de setembro de 2016

MISERICÓRDIA: BARRAGEM 'Jucazinho' SECOU TOTALMENTE

Pernambuco enfrenta a maior seca dos últimos 50 anos e, a cada dia que se passa, mais a situação se agrava. Sem chuvas, as principais barragens secaram ou se aproximam disso. Infelizmente, um dos principais mananciais do Agreste, Jucazinho, secou totalmente. Agora só resta lama.
Barragem de Jucazinho entrou em colapso nesta segunda-feira (26) (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)
A barragem de Jucazinho, em Surubim, no Agreste de Pernambuco, entrou em colapso nesta segunda-feira (26). 
Até a última sexta-feira ainda era possível retirar água desse reservatório, que já chegou a acumular 327 milhões de m³ dse água, ontem 26/09, o nível da barragem chegou a zero.
Os equipamentos que puxavam água do volume morto estão nas poças de lama.
A barragem abastecia 11 cidades. A partir desta semana, aproximadamente 200 mil pessoas destes municípios receberão água por meio de carro-pipa. 
Os tempos de fartura de Jucazinho ficaram apenas na lembrança. O paredão de 64 metros de altura da represa está exposto. Da extensão de 442 km da área inundada, o que restou foi uma grossa camada de lama.
Barragem de Jucazinho (Foto: Reprodução / TV Globo)
Com o colapso da barragem de Jucazinho, passam a receber água por carro-pipa as seguintes cidades: Toritama, Vertentes, Vertente do Lério, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Casinhas, Passira, Cumaru, Riacho das Almas e Salgadinho.
G1 Caruaru.



É triste ver mais uma grande barragem entrar em colapso... Só Deus para mudar esse quadro. 
Pois, segundo a agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), nos próximos dois meses, outubro e novembro, a situação, em Pernambuco, poderá se agravar ainda mais, por que são os meses que menos chove no ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário