Pernambuco enfrenta a maior seca dos últimos 50 anos. As três maiores barragens do Interior do Estado estão em colapso de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), responsável pelo monitoramento dos reservatórios. As barragens juntas abastecem mais de um milhão de pessoas. A maior delas, a Barragem Engenheiro Francisco Sabóia, conhecida como Poço da Cruz, em Ibimirim, no Sertão, está apenas com 4,5% dos 504 milhões de metros cúbicos que tem capacidade.
Sistema Jucazinho abastece 12 municípios do Agreste
Foto: Reprodução/TV Jornal.
O reservatório de Entremontes, localizado em Parnamirim, também no Sertão, e segundo maior do Interior, tem somente ocupados 4,07% da capacidade de 339 mil/m³. Já a maior barragem do Agreste, o Sistema Jucazinho, localizado em Surubim, está com apenas 2,5% da capacidade, que é de 307 mil/m³. O reservatório abastecia 15 municípios, mas, devido à falta de água, três cidades (Caruaru, Gravatá e Bezerros) foram transferidas para o Sistema do Prata.
Réguas de medição da água estão expostas
Foto: Reprodução/TV Jornal.
De acordo com a gerente regional da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Nyadja Menezes, a situação de Jucazinho é considerada crítica. “Nós agora só abastecemos 12 cidades com a água deste reservatório e todas elas passam por um duro racionamento de água. Santa Cruz do Capibaribe, por exemplo, passa 2 dias com água e 28 sem. A situação é muito ruim. E, se não chover, essas cidades terão que ser abastecidas exclusivamente com caminhões-pipas”.
Em setembro os bairros de São Bento do Una começaram a receber água do Sistema da barragem Pau Ferro cuja barragem fica localizada no município de Quipapá no Agreste de Pernambuco, e está, atualmente, com a sua capacidade máxima.
A Compesa, afirma que São Bento do Una está sendo abastecida por duas barragens, a de Belo Jardim e a do Sistema da barragem Pau Ferro. O calendário com os dias que essa água chega em cada bairro de São Bento do Una, a Compesa não informou.
A prefeita Débora Almeida, em seu mandato, investiu e vem investindo com parcerias do exército em perfurações de poços artesianos em vários sítios e povoados. Em parceria com o empresário Zé Almeida fez a limpeza e ampliação de açudes histórico, como o açude do Lisbão e o Açude das Capoeiras.
Travou uma verdadeira batalha junto ao saudoso Governador Eduardo Campos para conseguir a tão sonhada Barragem para a Cidade de São Bento do Una, conseguiu e segunda feira 26/10, será realizado o processo de licitação. Será escolhida a empresa que vai construir a tão sonhada BARRAGEM GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS!!! Com sua determinação vai lutar para que seja construída o mais rápido possível, para tirar de uma vez por todas São Bento do Una da dependência de esperar por água de outras cidades.





Nenhum comentário:
Postar um comentário