terça-feira, 17 de novembro de 2015

E AGORA VALDEMIR CINTRA? Prefeitura de S.B.UNA tem autorização para pegar água em Belo Jardim

Nos últimos dias os são-bentenses vem acompanhando uma verdadeira batalha por água. Desde que o secretário e radialista da cidade de Belo Jardim Valdemir Cintra, chamou a TV Jornal para fazer uma falsa denúncia. Segundo ele as águas que a prefeitura de São Bento do Una estava retirando da Barragem de Tabocas, estava sendo colocada em açudes da zona rural do município. Valdimir Cintra foi mais além e entrou com uma ação convocando uma reunião com a APAC, para que fosse retirado a autorização dos caminhões-pipas e carretas de São Bento do Una, e que essa autorização fosse transferida para a retirada de água da barragem de Pau Ferro.
A reunião solicitada pelo Valdemir Cintra ocorreu ontem (17), pela manhã na cidade do Recife. Na ocasião estavam presente os Prefeitos João Mendonça de Belo Jardim e Débora Almeida de São Bento do Una, além de alguns secretários.
 Ficou definido que apenas as empresas que possuem outorga (Compesa, Danilo Almeida, Rildo Feraz e Nelson Galvão), podem retirar água. Os outros usuários que podem pegar água são: Exército, IPA e prefeitura para o consumo humano. 
A prefeita Débora Almeida falou sobre a reunião e como será feita a fiscalização da retirada de águas da barragem de Tabocas. "A fiscalização será feita por uma comissão composta por IPA, APAC, Compesa, Casa Militar e Municípios. O prefeito de Belo Jardim, gostaria de fiscalizar em parceria com a APAC, mas eu não concordei, e sugeri um órgão que fosse imparcial, principalmente após o mal estar que houve", disse Débora Almeida.

A prefeita falou ainda sobre um suposto despeito contra São Bento do Una, visto que não é apenas a cidade de São Bento do Una que retira água da barragem de Tabocas. "Na reunião foi dito que são 11 municípios que retiram água da barragem Tabocas. Empresas de 11 cidades diferentes, não é apenas São Bento do Una, até brinquei oxê e não é São Bento que estava destruindo Belo Jardim?", disse.
Débora Almeida finalizou falando sobre uma suposta ameaça que Belo Jardim iria fechar a saída que dá acesso a barragem no dia que está marcado para acontecer mais uma Caravana da Água e Alegria: 
"Disseram que iriam fechar a saída de água da Barragem Tabocas no dia 29/11. Eu disse pode fechar a BR em São Bento do Una se Deus quiser com a colaboração de Zé Almeida, dos motoristas e dos voluntários nos teremos 70 caminhões levando água para abastecer o povo da zona rural de São Bento do Una", afirmou Débora Almeida.
OPINIÃO:

A Caravana da Água e Alegria já está sendo um marco histórico. ("marco histórico" significa algo que foi marcado na historia de alguém ou de algum lugar), em São Bento do Una. Esse mutirão de solidariedade já vem levando esse líquido precioso para a população da zona rural a mais de 5 meses. Essa ação está sendo alvo constante de pessoas que querem a todo custo, parar essa corrente do bem.
Só agora depois que a Caravana foi notícia de destaque em todo o Agreste, até a TV Asa Branca veio e fez uma matéria espetacular, (diga-se de passagem encheu o povo são-bentense de orgulho). O secretario Valdemir Cintra e o prefeito de Belo Jardim se incomodarão com a  ação.
O prefeito chegou a escrever em sua página do face que essa ação era desumana. "A exposição de carros pipas usada na cidade de São Bento do Una é algo desumano", escreveu João Mendonça.



Convido os senhores para visitar as comunidades rurais que estão sendo abastecidas, não apenas com água da barragem Tabocas( que todos sabem que é uma barragem do Governo de Pernambuco, construída com o dinheiro de impostos do povo de Pernambuco), mas também com águas do poços artesianos, águas do barramento do rio Una, da cidade de Lajedo... Emfim venham falar com esses são-benteses que vocês irão constatar que a Caravana da água e alegria não tem nada de desumana.
 Perguntem aos motoristas, que em pleno domingo (para a maioria é o único dia de folga), estão acordando de manhãzinha com toda alegria e disposição para levar água para os são-bentenses castigados pelos efeitos da seca, se eles acham que esse esforços deles são desumanos.
A Caravana da Água e Alegria é notícia para que as pessoas vejam que São Bento do Una é uma cidade de Seres Humanos do bem e de bom coração. Pessoas que se importam com o sofrimento do seu irmão e que vão atras de soluções para amenizar os efeitos de quase 5 anos de estiagem que assola a cidade. Essa ação está se tornando exemplo a ser seguido por outras cidade que se encontram na mesma situação. Se depender da união dos são-bentenses essa corrente do bem vai continuar e a cada domingo vai levar água, não só para as pessoas mas também os animais.

Venham conferir no dia 29/11, que com certeza vocês também irão se contagiar com a energia positiva que contagia no amanhecer ao som do buzinaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário