terça-feira, 17 de novembro de 2015

PADRE GABRIEL BELO É TRANSFERIDO DE S.B.UNA PARA GARANHUNS

Os ouvintes do programa de rádio São-bentoFM Noticia, neste inicio de tarde de terça-feira(17), foram pegos de surpresa com o triste anuncio feito pelo padre Gabriel Belo. Na entrevista, entre outros assuntos, o padre anunciou a sua transferência para a cidade de Guaranhuns. 
 A entrevista inicio-se com uma linda música que emocionou o padre, os locutores e todos que estavam acompanhando a entrevista pelas ondas do rádio. O padre falou sobre a transferência. " Eu louvo a Deus por minha vida sacerdotal , de forma especial aqui em São Bento do Una. Não foi apenas o Padres Gabriel , mas também 19 padres com os dois diáconos recém ordenados que foram transferidos. É uma necessidade da Igreja Católica para o bem do próprio padre e do povo de DEUS. Em algumas paróquias o próprio padre pediu para ser transferido não é o meu caso, mas eu sempre me coloquei a disposição para servi".

Ao ser perguntado sobre o projeto de reconstrução da Igreja de Nossa Senhora de Fátima ele respondeu que queria muito terminar os projetos que ele havia sonhado, mas que precisaria de cerca de 10 anos, para concluir tudo o que ele planejou pra realizar na igreja de Nossa Senhora de Fátima.

 O padre falou de seu chamado:  "O lema sacerdotal que eu escolhi foi NÃO FOSTE VÓS QUE ME ESCOLHESTE, MAS FOI EU QUE VOS ESCOLHI. Então não sou eu quem escolho é JESUS quem escolhe, ELE chama e eis-me aqui. O Bispo ele não está fazendo algo emotivamente falando e sim pela razão da fé". 
Eu estou recebendo um chamado deixando e vivendo essa realidade que o senhor pede, deixando essa paróquia com o coração partido e ao mesmo tempo emendado, pois eu sei que de São Bento do Una é essa realidade humana e divina de um povo santo e pecador. Um povo que tem suas dificuldades, mas também tem suas glorias e suas  alegrias , um povo que não teme viver a vida como ela é."



Padre Gabriel deu um exemplo dessa bondade do povo são-bentense. "A questão da água em S.B.Una, a caravana da água e da alegria, imagina quanta graças e quantas alegrias o povo da zona rural tem recebido. E a água que veio de Quipapá se a prefeita Débora não tivesse enfrentado as adversidades, brigado e se não tivesse tido essa coragem essa fibra, nos estávamos em uma situação caótica sem água.

 "Foi uma realidade de fé, uma realidade de vida e de humanidade que São Bento do Una viveu e está vivendo com a caravana da água e alegria. Eu acredito no povo de São Bento que é um povo firme, corajoso e decidido, que vai continuar o projeto de evangelização na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima com o Pe. Antônio Elias dos Santos Filho (Pároco);"disse.
O padre falou que vai ficar em São Bento do Una até janeiro. "Eu vou ficar na paróquia oficialmente até janeiro, o Bispo marcou uma reunião para 1 de dezembro para tratar exclusivamente dos padres transferidos, as questões mais práticas.  Daqui para janeiro ainda temos muito a fazer, eu sei que não é possível terminar tudo que começou, por exemplo o projeto agora era o forro da igreja, mas eu sei que vamos continuar trabalhando disso eu não tenho dúvida, nem vou desistir se eu soubesse que iria morrer em tal data eu não iria desistir, quanto mais ser transferido".

O padre falou sobre como consegui-o juntar o povo para realizar os projetos: "Eu me sinto realizadíssimo, feliz da vida. Como eu consegui fazer esse trabalho?, foi pela ação do Espirito Santo de Deus. Tudo o que somos o que temos e o que fazemos é pela graça de Deus. Teve dificuldades, é verdade que eu não fiz nada sozinho, eu apenas idealizei e fui fazendo aquilo que a igreja ensina, tanto da própria palavra de Deus as escrituras sagradas, quanto da experiencia pastoral que eu vive em águas bela". afirmou

O padre falou da chegada dele em São Bento do Una. "22 de julho de 2009, eu chegava como vigário, até em tão eu não tinha nada montado, comecei trabalhando, visitando e conhecendo a comunidade. Começamos um trabalho grande de evangelização, de construção material e espiritual.

"Eu lembro que uma das minhas grandes dificuldades problemáticas foi para dar um verdadeiro sentido de festa de padroeiros, pois existia uma cultura de festa profana. Eu cheguei a ser ameaçado, em uma comunidade, fui ameaçado foi um caso de polícia e delegacia. Foram momentos difíceis, nesses últimos anos as dificuldades aumentaram mas também vinheram as alegrias", disse.

O padre falou ainda sobre boatos que ele iria ser candidato a vice-prefeito; "Eu falei no ultimo domingo na feijoada, que alguém foi fofocar ao Bispo que eu seria candidato a vice prefeito de São Bento do Una. E lamentável que algumas pessoas comentaram isso. Politicamente falando eu não sou candidato, agora eu tenho o título de são-bentense, que eu abracei de coração, e vou ficar eternamente queiram ou não queiram, na lei e no amor". 

O Bispo me transferiu vou com muito amor, como eu já dizia, eu não escolhi vim para São Bento do Una foi o Bispo que me chamou e aqui eu fiz o que pude, e São Bento do Una me abraçou".

"Pode ser que vocês escutem por ai que foi alguns bispos, ou  bispas que me transferiram, mas  não foi nada disso. O Bispo não escutou conversa de ninguém, essa história de envolvimento político, de ser candidato a vice-prefeito, de forma alguma é verdadeira. Eu sou amigo de todos, de vereador a prefeito a partir da abertura de cada um, da participação na vida da igreja que ele me dar", Gabriel Belo.
O padre falou sobre a situação do abrigo lar dos idosos São Vicente de Paulo. "Eu não poderia dormir em paz de pensar que os idosos estavam passando por tal situação. O abrigo vem a muito anos com dificuldades, mas muita gente vem ajudando, porém agora recentemente a um ano ou mais, a nova administração deu uma nova cara ao abrigo de conquistas e luta. 

"Algumas pessoas que estavam trabalhando lá, antes que não eram fichadas e colocarão o abrigo na justiça. Uma fez acordo e está recebendo, a outra não quis entrar em acordo".
"Eu fui lá conversei pessoalmente com ela, disse que o abrigo não tem dependência nenhuma da paroquia ele caminha com as próprias pernas, mas não teve acordo. Eu sou apenas concelheiro espiritual mas não me calei. Apareceu anjos que abraçaram a causa, e já temos um novo projeto, vamos construir um novo abrigo".
Essas pessoas se empenharam e começaram a montar uma nova estrutura. E achamos por bem fazer uma nova casa do idoso de São Bento do Una, o terreno já foi doado e estamos abrindo uma nova associação.
Ele será no loteamento Sofia, já tem muitos doadores. Já temos a equipe montada, planta tijolo, cimento... Antes de eu ir embora eu quero dar a benção no terreno colocando a pedra fundamental, para o inicio das obras do novo lar.

O padre disse que quer terminar seus dias em São Bento do Una: " Eu quero viver os anos que Deus me der e terminar meus anos de vida velhinho aqui no novo abrigo, se o bom Deus me permitir. Eis ai o nosso projeto eis ai a nossa luta. Eu apenas vou ser transferido pastoralmente para trabalhar em outra paróquia, mas meu coração fica um pedaço aqui e leva outro de cada um são-bentense.
 Ele finaliza a entrevista agradecendo; "Obrigado mesmo, a minha gratidão é grande mesmo, pela amizade de São Bento do Una com minha pessoa. Obrigado a cada paroquiano a cada doador que tem contribuindo com as obras daquela Matriz, das capelas... Materialmente falando eu não tenho palavras e  espiritualmente sobre tudo. Temos crianças e jovens participando e ajudando, parceria que sempre fizemos de escola e igreja tanto na matriz como nas comunidades".

Agradeço a secretária da Educação e de Débora Almeida que sempre teve essa abertura de participação de abrir os colégios, abrimos as igrejas isso tem sido muito bom para o povo de DEUS. Que Deus abençoe, que Deus abençoe. Deixo uma benção para vocês com a intercessão do glorioso São Bento e da virgem de Fátima. Que o Deus todo poderoso nos abençoe amém", Finalizou Padre Gabriel Belo.

Ouça a entrevista na integra: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário