O atraso no abastecimento de água, e a má qualidade, desse líquido precioso, que chega nas torneiras têm causado transtornos para a população de São Bento do Una.
A água demora a chegar e, quando chega, a água não tem pressão para subir até a caixa.
Muitas vezes a água está turva e barrenta (amarelada, salgada e tem mau cheiro).
A água demora a chegar e, quando chega, a água não tem pressão para subir até a caixa.
Muitas vezes a água está turva e barrenta (amarelada, salgada e tem mau cheiro).
Apesar da Compesa ser uma empresa do Governo do Estado, a prefeita Débora Almeida falou que está sempre cobrando providências do presidente da Compesa. O Presidente disse que a Compesa já está providenciando um conjunto motor bomba, no sentido de melhorar o abastecimento de água para Lajedo e São Bento do Una.
Débora respondeu as acusações de que São Bento nuca foi abastecida com água de Pau Ferro.
"Em junho de 2015 São Bento do Una estava para entrar em colapso, toda a cidade iria ser abastecido em caminhão pipa.
Na época nos fomos atrás da Compesa, inclusive a sugestão foi de Zé de Ciba, que falou que a Barragem de Pau Ferro tinha muita água, e disse que tinha uma parte da adutora.
Antigamente Lajedo era abastecida também por São Bento, e já tinha uma Rede que ligava São Bento a Lajedo. Mas eles tiraram a parte da rede de Lajedo até mais ou menos em Alfredo da Baixa. Sendo assim, faltava o equivalente a 10 quilometro de Adutora.
Nos fizemos uma parceria com o Governo do Estado, prefeitura, Granja Almeida e com a Compesa, para fazer os cerca 10 quilometro que faltava para a nova adutora.
Em 45 dias, com muito trabalho e dedicação, nós conseguimos completar a Adutora.
No dia 14 de agosto na inauguração da Escola Técnica, o Governador Paulo Câmara inaugurou tanto a escola como a adutora.
Débora falou sobre o atual abastecimento de água em São Bento.
"A água de Pau Ferro é bombeada para São Jackson e de São Jackson é distribuída para Lajedo e para São Bento por meio da adutora de Pau Ferro.
São Jackson é um sistema de abastecimento que fica próximo a Lajedo. Esse reservatório de São Jackson secou.
"Hoje nós não estamos recebendo água de Pau Ferro por que São Jackson (o reservatório que fica em Lajedo) secou e está faltando as bombas lá em Pau Ferro para fazer um bombeamento da água.
O Governo do Estado já fez a licitação, e já têm a empresa que vai instalar as bombas, para que novamente São Bento do Una volte a receber da água de Pau Ferro.
Por enquanto São Bento do Una está recebendo água da Barragem do Bitury (Belo Jardim), mas logo vamos voltar a receber água de Pau Ferro", afirmou Débora Almeida.
"Se São Bento não tivesse recebido essa água do Pau Ferro, como alguns dizem, nós teríamos ficado como Capoeiras e Caetés, que receberam água na zona urbana de caminhão-pipa pela Compesa.
Nós não ficamos porque nós contamos com o abastecimento de água pela Pau Ferro" afirmou Débora.
"Esse trabalho que São Bento fez da adutora com parceria da prefeitura, Compesa e granja Almeida foi de grande valia para o município.
A Adutora já está pronta, a adutora já serviu ao nosso município, abasteceu São Bento no período que seria de colapso, São Bento não entrou em colapso", disse.
"Quando tiver as bombas estaladas lá em Pau ferro a água vai voltar a ser disponibilizada para São Bento do una. É só uma questão de tempo", afirmou.
Débora Almeida finalizou dizendo que São Bento vai voltar a ser bem abastecido e ainda mandou um recado para as pessoas que falam que essa água de Pau Ferro nunca chegou em São Bento do Una.
"Eu quero dizer aquelas pessoas que não fazem nada, mas gostam de atrapalhar, que procurem alguma coisa para fazer que possa ajudar São Bento do Una!.
"Não perca seu tempo prejudicando ninguém e inventando mentiras, vão procurar alguma coisa para fazer que possa ajudar o povo do nosso município.
Porque a gente está aqui é para trabalhar, ninguém aqui têm mentira, nos temos é sinceridade com a população".
"Eu nunca iria dizer que tinha chegado água aqui se não tivesse chegado. A água chegou sim e vai chegar por muito tempo.
São Bento do Una não vai ser abastecido apenas por essa adutora. São Bento vai ser abastecido pela adutora da Bitury e pela adutora da Barragem Governador Eduardo Campos que vai ser construída aqui em São Bento. Nos vamos ficar bem abastecido de água aqui em nosso município" Finalizou Débora Almeida.
Mas afinal São Bento do Una foi ou não abastecida pela água da Barragem Pau Ferro? A obra da adutora foi mera ilusão?
Quando foi iniciada a obra da Adutora, alguns, moradores de Lajedo, em protesto contra as obras da nova adutora, colocaram fogo na PE 180 sentido a cidade de São Bento do Una.
O prefeito de Lajedo exigiu uma audiência pública com os diretores da Compesa. Rossine disse que não tinha nada contra São Bento, mas não poderia aceitar que a Compesa tirasse água da torneira dos cidadãos de Lajedo para levar para São bento do Una.
O radialista Valdemar Cintra (aquele que não queria que São Bento tirasse água de Tabocas da cidade de Belo Jardim), na época esteve visitando a barragem Pau Ferro. VEJA QUE ELE FALA DA ÁGUA DE PAU FERRO , VAI PARA SÃO BENTO.
Logo quando a Adutora Pau Ferro foi inaugurada, as tubulações apresentavam estouramentos. O vídeo abaixo mostra um desses estouramentos.
O vereador, da oposição, Léo da Ação social postou nas redes sociais que havia informado ao Presidente da Compesa sobre os estouramentos constantes da adutora do Pau Ferro QUANDO FUNCIONAVA. Confira:
Os moradores sabem que a água que estava chegando em suas casas era uma água de qualidade, veja alguns relatos de moradores na ápoca que começou a chegar água de Pau Ferro.
"Aqui em casa está chegando água!, Água não showww", Ninalvo Freitas.
"De onde será que ta vindo essa água tão doce na minha torneira hoje?! Ahh é da adutora de Pau Ferro que Débora Almeida conseguiu pra minha cidade", Daniel Melo.
Quando eu fui olhar minha cisterna, fiquei admirada, pois a água é tão limpa que eu consigo ver o fundo da cisterna, parece até água mineral", disse Jucélia Inês.

















Nenhum comentário:
Postar um comentário