Débora Almeida fez essa visita para avaliar a possibilidade de adaptar o projeto para São Bento do Una, fazendo assim uma parceria com a prefeitura do Jaboatão. “A demanda de animais em vias públicas também é um problema em cidades menores. Em São Bento, a população clama por soluções. Essa é uma iniciativa excelente que pode ser levada para outros municípios”, defendeu Débora Almeida.
A equipe da Secretaria de Meio Ambiente do Jaboatão dos Guararapes acompanhou Débora e explicou o funcionamento da unidade móvel, no qual é realizado a esterilização de animais, desde o processo de cadastramento, até os procedimentos da logística cirúrgica.
Estudos estatísticos mostram que a evolução de um casal de gatos em 10 anos é capaz de gerar mais de 80 milhões de felinos, isso mesmo, a partir do pressuposto de que esses bichinhos têm em média duas cias por ano e que em cada cria nascem de 2 a 8 filhotes. Mas isso tem alguma relação com a saúde humana? SIM. Sabemos que os animais, em especial os gatos e cães se não cuidados, são portadores em potencial de doenças como a raiva, calazar (Leishmaniose visceral) e cinomose, dentre outras e que podem ser transmitida aos humanos.
Os animais precisam de cuidados, é uma questão de saúde pública e humanidade. Esse será um importante serviço para o controle da população de cães e gatos do nosso município. tem muito animais na rua, sem cuidados. Com essas cirurgias, a população de animais irá diminuir e trazer menos problemas, pois muito morrem ainda filhotes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário