Como se não bastassem a zika, a dengue e o chikungunya, os brasileiros estão sob ameaça de outra doença de consequências igualmente assustadoras. A ineficácia das políticas públicas fez explodir os casos de sífilis no País.
Enquanto o mundo está cada vez mais assustado com o poder de estrago do vírus da zika, UMA BACTÉRIA que andava controlada há décadas no país, ESTÁ VOLTANDO A ATACAR.
O treponema pallidum, que causa a sífilis, é transmitido por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, por transfusão de sangue contaminado ou de forma congênita, da mãe com sífilis para o bebê durante a gestação.
Em adulto, num primeiro estágio, a doença provoca feridas nos órgãos sexuais e manchas vermelhas pelo corpo. Num estágio avançado, podem vir: cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos, podendo, inclusive, levar à morte.
Em 2007, o total de crianças de até um ano de idade nascidas com a doença (forma congênita) foi de 5.535. A projeção para este ano é a do nascimento de mais de 22,5 mil bebês nesta condição.
E por que o Brasil coleciona mais essa mazela? Atribui-se ao aumento de notificações à falta de uma campanha de prevenção e, o mais grave, A FALHA NA DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS.
Um informe do próprio Ministério da Saúde do início deste mês retratou a situação calamitosa do abastecimento de penicilina no País. Nos dia 28 e 29 de janeiro, o Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais constatou que 60% das 27 unidades da Federação não tinham a penicilina benzatina. E a do tipo cristalina faltava em todos os Estados.
“O desabastecimento criou uma dificuldade a mais”, afirma Alberto Beltrame, secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde anunciou que vai começar a distribuir quase 3 milhões de frascos de penicilina no mês que vem.
OPINIÃO:
Novamente, o que se vê aqui é o governo correr atrás para tentar remediar uma tragédia já instalada. Há anos é assim com a dengue e agora com a chikungunya, a zika e a sífilis.
GOVERNO FEDERAL TOTALMENTE DISPLICENTE COM A SAÚDE DA POPULAÇÃO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário