sábado, 5 de março de 2016

Bactéria do bem pode ajudar no combate a dengue, chikungunya e zika

Os resultados de uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio, animaram os cientistas que trabalham no combate às doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. Eles usam uma bactéria do bem pra neutralizar o mosquito.

Os pesquisadores injetaram uma bactéria nos ovos do Aedes aegypti: a wolbachia, e espalharam os mosquitos.
É uma bactéria inofensiva pro meio ambiente. E pode ser uma grande aliada contra a transmissão dos vírus da dengue, chikungunya e da zika.

 "A gente viu que quando a wolbachia está presente, a gente não consegue detectar os vírus dengue, chikungunya e zika na saliva desses mosquitos”, diz o pesquisador da Fiocruz, Luciano Moreira.


E é justamente pela saliva do mosquito que esses vírus são transmitidos.
O estudo começou na Austrália e hoje é feito também no Vietnã, na Indonésia, Colômbia e no Brasil.

“A gente já está em conversa com o Ministério da Saúde, como os nossos financiadores, com a possibilidade de expansão desse projeto em outras localidades. Usar o próprio mosquito pra combater as doenças que ele mesmo transmite”, diz o pesquisador da Fiocruz.


OPINIÃO:

 Eu tenho medo dessa história de mosquito transgênico. Nesse caso, por exemplo, a picada do mosquito não irá mais transmitir a dengue, mas qual o potencial de essa picada transgênica no que se refere a outros danos à saúde humana? 

 Poderia até dar certo esses mosquitos transgênicos, mas  a expansão e a aplicação da técnica dependem da disponibilização de verba do Ministério da Saúde... Se FORMOS ESPERAR POR VERBAS do Governo Federal... 



Nenhum comentário:

Postar um comentário