Hoje (12/05) o ex-prefeito de São Bento do Una, Paulo Afonso, comemorou idade nova (65). Paulo Afonso o "doido", foi um dos prefeitos que mais contribuiu para o crescimento de São Bento do Una.
Paulo Afonso é considerado um mito em São Bento do Una. Os sãobentenses que viveram de perto o governo de Paulo Afonso dizem que foi Paulo Afonso quem "fez" São Bento do Una.
Nascido em São Bento do Una aos 12 de maio de 1951, filho de Paulo Fontes Cintra e Cândida Velozo Braga, foi casado com Sônia Maciel Cintra, e tiveram 05 filhos.
Histórias é que não faltam na trajetória do prefeito Paulo Afonso. Dizem que Paulo Afonso era o "doido" do povo, durante as campanhas eleitorais, onde Paulo Afonso chegava abraçava o povo, comia o que tivesse na casa do eleitor e assim conquistava não só o voto dos donos da casa mas também o respeito e a admiração.
O apelido de "doido" também foi devido a realizações de grandes obras na cidade, mesmo com poucos recursos financeiros, tudo tinha que ser grande, ele enfrentava tudo e todos até conseguir seus objetivos.
Dizem ainda que, por ser uma pessoa generosa, Paulo Afonso ajudou muita gente a mudar de vida, alguns chegando até a ficarem ricos.
Talvez por ser um jovem bonito, deixou muitas sãobentenses encantadas por ele, com todo respeito é claro, pois eram senhoras casadas, idosas e adolescentes que tinham ele como uma pessoa carismática e que sábia tratar bem todos a sua volta.
Ainda hoje se você for nas casas de muitos sãobentenses, principalmente da zona rural, com certeza vai encontrar um santinho ou uma foto de Paulo Afonso guardado como uma lembrança ou até mesmo como um troféu.
Paulo Afonso foi prefeito dua vezes em nossa cidade. Em seu primeiro mandato, Paulo Afonso, Governou São Bento do Una de 01 de janeiro de 1983 a 31 de dezembro de 1988
A seguir algumas das realizações do seu primeiro governo:
*Calçamento: parte das ruas Joaquim Nabuco, Valdemar Morais, Osvaldo Maciel, Manoel Cândido, Cira Mota, Duque de Caxias, Milton Paiva, General Siqueira, Praça da Matriz, José Cadete, Joaquim Soares, Olavo Costa, Bento Crespo, 18 de Copacabana, General Osório, Julieta Meira, Lulu Leandro, Irlando Galvão, Martins Junior, Alto Santiago, (até a PE 180), Lot Santo Afonso, Lot João Paulo II, Agra, Lot Balança, Vila do Espírito Santo, Pimenta e Queimada Grande, também em parte.
*Construções: Cadeia Publica, Rodoviária, Fórum, Câmara de Vereadores, Hospital Municipal.
*Colégios: Gama, Jurubeba, Una, Riachão Serra Verde, Impoeira, Ester Siqueira.
*Parque de Exposições, casas na zona rural, 60 casas na Vila Nova.
*Água encanada para: Rua Nova, João Paulo II, Lenita Cintra, Almas Benditas, Maria Augusta Lucena, Espírito Santo, Pimenta, e mais 100 localidades na zona rual.
*Dessalinizador no Gama, construção e conservação de estradas municipais. *Construção do Campo de futebol e quadras descobertas na zona rural, telefone público em Queimada Grande e Pimenta.
*Central telefônica, equipamento para todas as escolas construídas, transporte escolar para alunos e professores.
*Distribuição de sementes e mudas de algaroba, distribuição de caprinos na zona rural, ponte de ligação a cidade com o alto Santiago.
*Eletrificação de 70% da zona rural.
No seu segundo mandato Paulo Afonso governou de 01 de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2004.
A seguir algumas das realizações do seu segundo governo:
*Conclusão e inauguração do Hospital Municipal Tereza Mendonça.
*Calçamento: nas ruas 05, 06 e 07 do Loteamento João Paulo II, várias no Loteamento Santo Afonso, Iraque, Delmário Braga e Vila do Espírito Santo.
*Posto de Saúde de Queimada Grande e aquisição de uma ambulância. Reforma e ampliação de 32 escolas na cidade e na zona rural.
*Aquisição de um micro-ônibus para o transporte escolar.
*Instalação do PETI e Bolsa Escola. *Distribuição de sementes para agricultores e aração de terras.
*Implantação de grama e arquibancada do Estadio Laurindo Lins Cavalcante ( campo do ASA).
*Construção de 114 casas (doadas), erradicando a Favela da Rua da Vara. *Aquisição de 10 hectares de terra para construção do lixão e inicio de 220 casas populares para pessoas de baixa renda. *Ampliação do cemitério.
*Doação ao Estado de um terreno para a construção do prédio da Escola de Referencia José do Patrocínio Mota. *Implantação do Programa Bolsa Renda.
(FONTE: Lêucio e Motinha)
Essas são apenas algumas da muitas realizações do governo de Paulo Afonso o eterno "doido" valente e querido de São Bento do Una!
Parabéns Paulo Afonso, que Deus lhe conceda muitas felicidades, saúde e muitos anos de vida!
São Bento do Una se orgulha de ter um filho ilustre como você. A história e a cidade de São Bento do Una reconhece o seu trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário