Dezoito cidades de Pernambuco estão em colapso -- totalmente sem água -- e outras 32 estão em pré-colapso. A informação é do presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, em entrevista no Bom Dia Pernambuco desta sexta-feira (6). De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil do estado (Codecipe), outras 126 cidades estão em situação de emergência.
Nós temos 50 cidades que estão sendo apoiadas com carro-pipa. Temos situações no Agreste Meridional, como Jupi, Jucati, são cidades que estão no colapso total, absoluto. As barragens que abasteciam secaram e o abastecimento é exclusivamente por carro pipa", apontou Tavares. Segundo ele, os moradores dessas e de outras cidades em colapso não precisam nem acionar a Compesa. "A gente já faz o atendimento emergencial", explicou.
A cidade de São Bento do Una está fora dessa lista. Graças a obra emergencial da adutora Pau Ferro, que foi concluída dentro de 1 mês e meio, isso só foi possível através da parceria da Compesa com a Prefeitura de São Bento do Una e do empresário Zé de Almeida.
Os bairros de São Bento do Una começaram a receber água do Sistema da barragem Pau Ferro no mês de setembro. Situada no município de Quipapá-PE, com 17 milhões de metros cúbicos de água, a Barragem Pau Ferro que já abastece a cidade de Lajedo, passou a abastecer também o município de São Bento do Una, e mesmo com essa seca está, atualmente, com a sua capacidade máxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário