quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

SÃO BENTO DO UNA:Prefeitura distribui peixinhos para comer larvas do mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus

Um pequeno aliado tem sido muito eficaz nas ações de prevenção das doenças causadas pelo Aedes aegypti. Em PE, peixes que se alimentam de larvas são usados no combate aos surtos de dengue, chikungunya e Zika vírus.
A nova aposta da Prefeitura de São Bento do Una contra o mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus tem nome Guppy, e também Guaru, e como o Aedes Aegypti é do mundo animal.  Os peixes não medem mais do que quatro centímetros quando adulto, mas que tem uma fome de leão. E adoram devorar as larvas do mosquito. 


O peixinho não necessita de muitos cuidados, "Eles se alimentam de larvas de pequenos insetos e por isso ajudam no combate a dengue", afirma a coordenadora de saúde e de epidemiologia Pamella Valença.
A Secretaria de Saúde de São Bento do Una incentiva a criação do Guppy e do Guaru, e entrega os peixes para quem desejar iniciar criação.
 Como vivem bem em qualquer tipo de ambiente, estão sendo colocados em piscinas desativadas, cisternas, caixas d'água abertas.

A secretaria de saúde de São Bento do Una, vem fazendo em seu prédio a distribuição desses peixes a população. O endereço é Av. Joaquim Nabuco, S/N (o prédio onde funcionava a antiga maternidade). 
É mais um componente para tentar controlar esta epidemia devastadora, pois a criatividade do brasileiro é infinita. Mas a população tem que fazer a sua parte, especialmente em relação as suas residencias, pois segundo o Ministério da Saúde cerca de 90% dos criadouros dessa praga estão dentro das nossas casas. 
 Esta campanha tem que unir todos de verdade, pois a coisa está muito séria e vem matando pessoas, muitas crianças nascendo doentes... Se só um lado fizer a sua parte e a população não, os efeitos serão quase zero e haja peixinhos...
A Secretaria de Saúde também disponibiliza um número para que a população possam fazer denúncias, ou também solicitação de vistorias. (81) 9 8128146.

As denúncias estão sendo atendidas conforme as demandas, de acordo com ordem de chegada. 



 Está em nossas mãos, não podemos deixar o mosquito nascer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário