terça-feira, 5 de janeiro de 2016

SÃO BENTO DO UNA: Tradicional Solene Procissão do Bom Jesus.

O município de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco, já está na expectativa, de vivenciar mais uma  tradicional solene Procissão do Bom Jesus. 178ª Festa do Bom Jesus.
O Pe. Fábio Cavalcante pároco da Igreja Matriz dos Pobres Aflitos concedeu uma entrevista ao programa de rádio São-Bento FM Notícias, e entre os assuntos abordados falou sobre a FESTA DE REIS 2016. "É uma festa muito tradicional, que começa dia 28 de dezembro e percorre os dias até 7 de janeiro. É uma grandiosa festa e já estamos com tudo preparado, no sentido de convites aos filhos ausentes, aos padres, Bispos e toda a comunidade", disse.
O padre falou sobre a sua chegada a São Bento do Una e a expectativa de viver a primeira Festa de Reis:
 "Eu cheguei aqui no dia 28 de janeiro de 2015. Na verdade eu nunca participei de uma festa aqui em São Bento do Una. Eu não tenho noção da proporção, eu vi alguns vídeos mas essa é a minha I Festa", disse.

 "A minha expectativa é a melhor possível, por que basta conversar com qualquer pessoa de São Bento, inclusive evangélicos, todos me falam da procissão com um brilho no olhar. Isso é muito importante que não é Bom Jesus dos Católicos e sim de todo nos, existe um só Deus". 
O padre falou sobre a mudança do horário: "Eu acho que 4:00h da tarde é muito quente, por isso a procissão vai sair de 5:00h em ponto. Bateu 5:00h no relógio da Matriz o santo vai está saindo de dentro da igreja. O Bom Jesus não vai sair da casa de ninguém, da garagem de ninguém o Bom Jesus vai sair de dentro da igreja Matriz 5:00h da tarde", disse.

"Quarta-feira (6) é o dia da grande procissão, é o dia dedicado aos devotos do Bom Jesus. 5:oo da tarde acontecerá a solene procissão do Bom Jesus, que vai sair dentro da igreja Matriz. A gente vai ter uma pequena mudança no percurso nada de mais, será apenas para que a gente possa celebrar melhor. As ruas que a procissão irá passar são:
General Ozório: Bento Crespo; Av. Manoel Cândido; Trav. Joaquim da Silva Costa; Rua Duque de Caxias; Rua José Cadete Calado; Av. Osvaldo Maciel; Praça Historiador Adalberto Paiva (enfrente a Prefeitura); e Praça Cônego João Rodrigues.
Nesse dia para encerar a Festa, virar o Dom Paulo, que fez a abertura da festa e fará a missa de enceramento. Porém é um encerramento que ainda terá continuidade no dia (7), a noite dedicada aos juízes da Festa, aqueles que trabalharam nesse ano de 2015 e que passam a bandeira para os novos juízes de 2016.
O padre falou sobre os juízes da Festa:
"Os juízes foram escolhidos pelo padre Bento. Os juízes começaram a trabalhar desde o inicio de setembro até o último dia da festa. Eles percorrem toda as comunidades que pertence a cidade de São Bento do Una, levando a carta aos devotos. Os devotos já esperam, as vezes quando a carta não chega eles ficam triste reclamam, mas mesmo assim com carta ou sem carta as doações chegam. É um amor grande que o povo tem a paróquia, uma devoção bonita que o povo tem ao Bom Jesus.
 Durante esse ano a qualquer horário que eu chego na igreja sempre tem um são-bentense diante do Bom Jesus, seja de joelho ou acendendo vela (Isso é diariamente), seja passando a mão no manto dele, ou fazendo uma prece é muito bonito", finalizou o padre Fábio Cavalcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário