Escolhido como o melhor filme no Oscar 2016, "Spotlight: Segredos Revelados" cita a cidade de Arapiraca ao abordar o tema de pedofilia dentro da Igreja Católica. A maior cidade do Agreste alagoano é lembrada no final do filme quando são mostrados casos de abusos sexuais pelo mundo.
Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.
Palmas para a Academia de Hollywood!!!
O caso referido foi descoberto em 2009 e considerado o maior escândalo sexual envolvendo membros da igreja no Brasil.
ENTENDA O CASO DE ARAPIRACA:
As investigações resultaram na condenação dos do monsenhor Luiz Marques Barbosa, de 83 anos, a 21 anos de prisão; e o monsenhor Raimundo Gomes, 53, e o padre Edílson Duarte, 45 anos, a 16 anos e quatro meses de prisão. Apesar da condenação, eles não foram presos.
Eles foram ouvidos pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia, a época presidida pelo senador Magno Malta.
O envolvimento dos sacerdotes chocou a população de Arapiraca e foi descoberto após a divulgação de um vídeo onde o monsenhor Luiz Marques Barbosa aparecia mantendo relações sexuais com um menor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário