segunda-feira, 21 de março de 2016

Barragem Pedro Moura Júnior (Ipojuca) entra em colapso

A Barragem Pedro Moura Júnior (Ipojuca), que fica na cidade de Belo Jardim entra em colapso. A quantidade de chuva que caiu em Belo Jardim foi muito baixo do esperado, as imagens mostram que quase toda água explorável do reservatório já foi retirada.
Barragem do Ipojuca/FOTO: Paredão do Povo
O gerente regional da Compesa, Gilvandro Tito, no mês passado já havia feito um alerta "A população deve se preparar para o pior, o colapso total das duas barragens", afirmou. 
Na ocasião ele já afirmava ainda que se não chovesse até o final de março, infelizmente a Compesa não teria volume suficiente para continuar o abastecimento de água através das redes de distribuição nas torneiras e que as cidades seriam abastecidas por carros-pipa.
FOTO: Paredão do Povo

OPINIÃO:

Parece que as previsões do gerente da Compesa, Gilvandro, estão se cumprindo, pois desde que ele emitiu o alerta de pré-colapso, choveu mas infelizmente as chuvas não foram suficiente para reverter esse quadro caótico. 
Provavelmente, Belo Jardim e todas as cidades abastecidas pelo Sistema Bitury serão abastecidas a partir de abril por carros-pipas.

As imagens da Barragem com pouca água do Ipojuca é de "cortar o coração", e infelizmente essa é a realidade da maioria das barragens do Nordeste. Nuvens que vão e que vem sem derramar uma gota d'água dão lugar à seca que torra o chão e castiga.
As previsões para o mês de abril e junho não são nada boas. Todo o estado de Pernambuco registrará chuvas abaixo da média histórica no trimestre de abril e junho.
A PREVISÃO é ainda pior para o Sertão e o Agreste (NOSSA REGIÃO), que terão agravamento da seca.


 O Sertão pernambucano deverá sofrer (ainda mais) com uma grave seca nos próximos três meses, de abril a junho, deste ano. O clima também vai castigar o Agreste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário