terça-feira, 29 de março de 2016

Barragens secam: São Bento do Una, Belo Jardim, Sanharó e Tacaimbó receberão água por caminhões-pipa

A população de São Bento do Una, que a alguns meses já vinha sofrendo com o atraso no abastecimento de água e com a má qualidade da água que chegava nas torneiras (água amarelada, salgada e com mau cheiro), agora vai sofre mais ainda, pois infelizmente, será abastecida por caminhões-pipa.
A Compesa, nesta terça-feira (29), divulgou uma nota informando que por conta do colapso das barragens de Bitury e Pedro Moura Júnior, quatro municípios do Agreste de Pernambuco - Belo Jardim, Sanharó, Tacaimbó e São Bento do Una - serão abastecidos exclusivamente por carros-pipa a partir do dia 10 de abril.


De acordo com  a Compesa serão disponibilizados 70 carros-pipa - 50 para Belo Jardim e 20 para os demais municípios.

O gasto mensal para o fornecimento nestas quatro cidades será de R$ 500 mil.


A Compesa informou ainda que a água dos caminhões-pipa virá de Garanhuns e Agrestina, no Agreste, onde a situação é melhor.
Barragem de Bitury entrou em colapso e tem 1,95% da capacidade
Os reservatórios de Pedro Moura Júnior e Bitury acumulam, respectivamente, 0,46% e 1,95% da capacidade, número que, de acordo com Compesa, não têm como suprir o abastecimento das cidades. As barragens já vêm secando desde 2011 e agora 2016 entrou em colapso.
Barragem Pedro Moura Júnior está com 0,46%



Temos tudo planejado. Apesar das barragens terem entrado em colapso, não vamos deixar nenhuma cidade sem abastecimento. Atenderemos todas através de caminhão-pipa”, garantiu o diretor Regional do Interior, Marconi Azevedo.


No dia (14/03) a prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida, esteve na Sede da Companhia da Compesa em Recife.
Na ocasião foi assinado por Débora Almeida juntamente com o presidente da Compesa Roberto Tavares, os representantes da Casa Militar e o empreiteiro Luiz Tadeu, a Ordem de Serviço para execução das obras de ampliação do abastecimento de água da Barragem de Pau Ferro (Quipapá (PE)) para São Bento do Una (PE).

O gerente da Compesa, em entrevista concedida ao locutor Zé Mota, falou que a empresa, que está fazendo a instalação das bombas e a  execução das obras de ampliação,  tem o prazo de 4 a 6 meses para concluir as obras.

Na ocasião o gerente da Compesa disse ainda que, quando a Compesa passa-se a fornecer água nos caminhões-pipa, a conta de água, que chega nas casas dos consumidores, seria cancelada.
O gerente disse ainda que a população sãobentense, assim como as demais cidades, poderiam ficar tranquilos, pois segundo ele, a Compesa já tinha um plano traçado e que iria disponibilizar caminhões-pipa suficientes para fazer o abastecimento dessas quatro cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário