quinta-feira, 31 de março de 2016

SÃO BENTO DO UNA ABASTECIDA POR CAMINHÃO-PIPA? E A CONTA DE ÁGUA COMO FICA?

A notícia de que os moradores de São Bento do Una e das demais cidades (Belo Jardim, Sanharó e Tacaimbó) vão receber água exclusivamente de caminhões-pipa, deixou a população bastante preocupada. Muitas perguntas foram feitas; "E AS CONTAS COMO FICAM?, E A ÁGUA DE PAU FERRO? E COMO SERÁ O ABASTECIMENTO? CADA RUA VAI TER DIREITO A QUANTOS CAMINHÕES-PIPA? E...E...E... Se tratando da Compesa haja paciência.
Essa preocupação  e essas perguntas não são à toa, pois se quando a cidade ainda recebia água nas torneiras já sofria com a má distribuição e com a falta de informações da Compesa para a população, imagina agora que a Compesa já anuncia que só disponibilizará 70 caminhões-pipa, deste 50 para Belo Jardim e apenas 20 para abastecer três cidades (São Bento do Una, Sanharó e Tacaimbó.
A alguns meses atrás a Compesa já vinha alertando a população que se não chovesse, até o final do mês de março, as duas barragens de Belo Jardim iriam entra em colapso.  A Compesa iria interromper a rede de abastecimento, na prática, significava que não mais iria chegar água pelo encanamento; as torneiras iriam ficar secas.
 Agora que essa previsão se realizou as pessoas estão com muitas dúvidas em relação a como será a distribuição de água, as faturas  e a água da barragem Pau Ferro.
A Compesa ainda não divulgou o cronograma de distribuição, assim que tivermos mais informações esterei divulgando no blog.

O presidente da Compesa, Roberto Tavares foi entrevistado no programa SãobentoFM Notícias e falou sobre as obras emergenciais de reforço na adutora da barragem Pau Ferro, que está com mais de 90% da sua capacidade.

"Nos estamos em um esforço muito grande para que essa obra seja feita o mais rápido possível.
Será feito a construção da elevatória e uma adutora de 3 quilômetros para que a gente possa trazer mais água  que vai beneficiar as cidades de São Bento do Una, Lajedo e Calçados", disse


O presidente da Compesa falou sobre a previsão do prazo de conclusão da obra: 



"Apesar do prazo  do contrato ser de 6 meses, a gente quer fazer isso em quatro meses. Nossa gerencia está junto com a empresa que foi contratada para que a gente possa fazer o monitoramento e dar apoio para que seja concluída o mais rápido possível", disse.


Roberto tavares falou sobre o abastecimento por caminhão-pipa.


"A população de São Bento pode ficar tranquila por que enquanto a obra não for concluída nos estaremos fazendo o reforço com o carro pipa e a cidade não vai ficar desamparada", afirmou.


Sobre a conta de água ele disse que a gerencia vai rever a questão da conta, e irá solicitar o cancelamento das faturas. Durante esse período não virar mais fatura de água.




O programa Sãobento Fm Notícias também entrevistou o responsável da empresa que está executando a obra emergencial;


"Nos fomos contratados para executar uma obra que fará o aumento de produção na capacitação de água da barragem Pau Ferro para São Jackson".
"A nossa empresa já executou centenas de obras hídricas junto a comunidade pernambucana. Eu posso garantir a população sãobentense que nos não mediremos esforços para que essa obra seja concluida no tempo previsto", disse Luiz Tadeu responsável pela empresa.


A prefeita de São Bento do Una, em entrevista ao mesmo programa de rádio, falou sobre a água do Pau Ferro.



"Em junho de 2015 São Bento do Una estava para entrar em colapso, toda a cidade iria ser abastecido em caminhão pipa.
Na época nos fomos atrás da Compesa, inclusive a sugestão foi de Zé de Ciba, que falou que a Barragem de Pau Ferro tinha muita água", disse Débora
"Nos fizemos uma parceria com o Governo do Estado, prefeitura, Granja Almeida e com a Compesa, para fazer os cerca 10 quilometro que faltava para a nova adutora.
Em 45 dias, com muito trabalho e dedicação, nós conseguimos completar a Adutora.
No dia 14 de agosto na inauguração da Escola Técnica, o Governador Paulo Câmara inaugurou tanto a escola como a adutora, disse Débora.

Débora falou como era feito o abastecimento e porque São Bento do Una parou de receber água de Pau Ferro.

"A água de Pau Ferro  era bombeada para São Jackson e de São Jackson é distribuída para Lajedo e para São Bento por meio da adutora de Pau Ferro.
São Jackson é um sistema de abastecimento que fica próximo a Lajedo. Esse reservatório de São Jackson secou, e a partir dai faltava um conjunto de bombas para reforçar o bombeamento da água", disse.


Débora Almeida finalizou dizendo que a água de Pau Ferro vai voltar a ser disponibilizada para São Bento do una.



 "A adutora já está pronta, a adutora já serviu ao nosso município, abasteceu São Bento no período que seria de colapso, e na época São Bento não entrou em colapso";

"Quando a obra, que fará o aumento de produção na capacitação de água da barragem Pau Ferro para São Jackson, estiverem concluídas a água de Pau Ferro vai voltar a abastecer São Bento do una. É só uma questão de tempo".
"Eu nunca iria dizer que tinha chegado água aqui se não tivesse chegado. A água chegou sim e vai voltar a chegar por muito tempo", finalizou Débora Almeida.

OPINIÃO:


A 'ficha parece que ainda não caiu', pois essa realidade é muito triste, mas infelizmente teremos que passar de 4 a 6 meses sendo abastecidos por caminhões-pipa. Temos que ter forças e pedir a Deus que mande chuvas pois só ele para nos livrar dessa cruel realidade. 

Temos que pedir paciência também, pois a Compesa já anunciou que vai disponibilizar apenas 20 caminhões para abastecer 3 cidades... Por ai a gente já pode saber o quanto será difícil,  pois se dividir 20 por três dar menos de 7 caminhões para cada cidade... Haja paciência...

TEMPOS DIFÍCEIS:

São Bento do Una ainda tem na memória o quanto sofreu, a 16 anos atrás, em que os caminhões-pipa passavam nas ruas distribuindo água em baldes, enchendo caixas d’água ou fontes. 
Hoje a situação está muito pior, visto que a maioria do povo está sofrendo com as dores nas articulações causados pela chikungunya e para carregar baldes será um sacrifício a mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário