quinta-feira, 3 de março de 2016

Vacinas básicas estão em falta em pelo menos sete estados do país

Se não bastassem os hospitais públicos diminuindo o atendimento por falta de recursos, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) agora enfrenta outra dificuldade. A maioria dos postos de saúde do Brasil está com falta de vacinas.
                                     Geladeiras que armazenam vacinas estão vazias
Em pelo menos sete estados, a população não está conseguindo se proteger contra diversas doenças. Estão faltando vacinas básicas nos postos de saúde.
Levantamento realizado pelo NETV da Globo Nordeste, mostra que a realidade se repete em postos de vários municípios no Nordeste.

Vários postos de saúde estão enfrentando falta de vacina. Em algumas unidades, as doses só estão sendo aplicadas em gestantes e idosos, por conta da pouca quantidade disponível.

 A equipe do Bom Dia Brasil apurou que em Sergipe, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Bahia, Pará as remessas de vacina estão chegando em quantidades menores, ou nem estão sendo entregues.
Faltam vacinas contra as hepatites 'A' e  'B', Difteria e Tétano, Tríplice, Antirrábica, Antitetânica, BCG, Febre Amarela e Tetraviral.

Veja a reportagem completa no vídeo acima.

O Ministério da Saúde informou que a falta de algumas vacinas nos mercados nacional e internacional provocou atrasos, e que este mês a distribuição da maioria das vacinas foi normalizada na rede pública.
Várias mães também não conseguem manter em dia o cartão de vacinação dos filhos, como é o caso da dona de casa Natália Mendes, que procurou postos no Recife e em Olinda. "Tem várias vacinas que estão faltando. Não dei por exemplo, o reforço da BCG, que está faltando. Tenho vindo vários dias seguidos em vários postos", relata.

OPINIÃO: 
O programa de vacinação pública do Brasil é um dos mais completos do mundo. Se tem um setor na saúde pública que sempre funcionou bem, é o Programa de Imunizações.
Mas nos últimos anos no Brasil até as coisas que davam certo estão "FALHANDO", essa é mais uma prova desse declínio que enfrentamos.

 Governo Federal investiu bilhões para realizar uma copa "Padrão FIFA" que durou alguns dias, e está investindo outros bilhões para realizar uma Olimpíada "Padrão Internacional" que também vai durar poucos dias.
 E OS BRASILEIROS QUE PAGAM IMPOSTOS E PASSAM O ANO INTEIRO PRECISANDO DE ATENDIMENTO NA SAÚDE RECEBEM "PADRÃO MISÉRIA"

SITUAÇÃO DIFÍCIL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário