O Gerente da Compesa Gilvandro Tito, na última segunda-feira (19) concedeu uma entrevista ao programa de rádio Sãobento FM Notícias. Na ocasião ele falou sobre diversos assuntos entre eles a atual situação das barragens que abastecem São Bento do Una e da obra emergencial que está sendo executada na Barragem de Pau Ferro.
Gilvandro Tito falou que esse mês ainda está abastecendo alguns bairros de São Bento do Una;
"Apesar das últimas chuvas que caíram na região não foi possível armazenar uma quantidade de água suficiente para a Compesa prolongar o abastecimento via rede.
"Ainda tem um pouco de água nas barragens, inclusive começamos abastecer na última sexta-feira(13) os bairros Agra, Alto do Cruzeiro, Alto Santiago e Santo Afonso.
Se ainda tiver água vamos dar continuidade ao abastecimento de outros bairros de São Bento do Una. Até quarta-feira a gente vai está divulgando outros bairros que ainda receberão água nas torneira", disse.
"A gente vai tirar até a última gota das barragens e vai continuar abastecendo a população. Só vamos abastecer através de caminhões-pipa, quando as barragens secarem 100%, pois sabemos que é um sofrimento para a população, não é fácil abastecer uma cidade do porte de São Bento do Una via caminhão-pipa", disse.
Sobre o abastecimento por via pipa o gerente da Compesa disse que já está contratando os caminhões-pipa.
"Estamos contratando 18 caminhões-pipa para abastecer São Bento do Una. Pela nossa previsão esse foi o último abastecimento via rede, pois nos estamos retirando a última gota de água.
Mas enquanto ainda for possível captar água dessas barragens a Compesa vai está abastecendo via rede a população. A partir do momento que não for possível mais distribuir via rede é que a Compesa vai começar a abastecer via pipa.
Gilvandro falou sobre a qualidade da água que chegou nesses últimos meses em São Bento do Una.
A população fez várias reclamações por conta da qualidade da água que chegava em suas casas, (água barrenta e forte odor).
Estamos capitando o finalzinho da água das barragem e é por isso a água está assim. Em relação ao tratamento que é feito na água é o mesmo de sempre. Os teste comprovam que apesar da cor turva a água está isenta de bactérias.
Sobre a fatura com o valor da conta o gerente disse que a Compesa vai cancelar a cobrança.
"É importante que a população saiba que assim que entrar em colapso a Compesa irá cancelar a fatura, já que não vai mais ser possível abastecer via rede", disse.
As contas referentes a Abril/2016 não devem ser pagas se não chegou água no local. Deve-se notar a leitura e levar junto com a conta para ser dado baixa na Compesa.
Segundo Gilvandro a Compesa agilizou com o Governo do Estado o recurso de um milhão e oitocentos mil reais para executar a obra emergencial que já está sendo feita na Barragem de Pau Ferro.
Essa obra trata-se da instalação de um conjunto de motor bomba, um transformador e ainda está previsto a construção de 3 quilômetros de adutora.
A Compesa está cobrando agilidade da empresa que está executando a obra. Eu estive lá nas obras e já está sendo feita a instalação do conjunto de motor bomba.
Quando o conjunto de motor bomba e a subestação estiverem prontas a Compesa já vai conseguir colocar 30 litros por segundos aqui em São Bento do Una. Depois que a obra estiver totalmente concluída, a vazão vai aumentar melhorando o sistema de bastecimento de São Bento do Una", disse.
Gilvandro finaliza dizendo que São Bento do Una logo estará recebendo novamente água da barragem de Pau Ferro.
"Quando a obra estiver concluída, que está prevista para o final de maio, eu faço questão de vim aqui de novo para a gente voltar a abastecer a população de São Bento do Una com água de Pau Ferro, caso não chova na região das barragens Bitury e Pedro Moura", disse.
"A barragem de Pau Ferro está com quase 100% de sua capacidade, e logo poderemos retornar o abastecimento de São Bento do Una com a água da barragem Pau Ferro", finalizou Gilvandro Tito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário