segunda-feira, 9 de maio de 2016

O PIOR ACONTECEU: BARRAGENS SOFREM COLAPSO TOTAL E CIDADES COMEÇAM SER ABASTECIDAS POR CAMINHÃO-PIPA

No dia 1º de maio, aconteceu o que já havia sido previsto desde o ano passado: O colapso total das Barragens de Belo Jardim.

A Barragem do Bitury chegou a zero de acumulação e Pedro Moura, a 0,3%, volume insuficiente para captar água com qualidade para o consumo. As duas Barragens, formam o Sistema Bitury, que abastecia Belo Jardim, São Bento do Una, Sanharó e Tacaimbó.
Barragem-Ipojuca-foto-JardimdoAgreste
Desde o ano passado a população já havia sido alertada sobre a triste situação em que as  barragens se encontravam, mas a população ainda tinha esperanças de não chegar a esse ponto. Infelizmente o Sistema não resistiu à forte estiagem, que já é responsável pela pior crise hídrica do estado desde 1999.
Barragem-Bitury-foto/JardimdoAgreste
As municípios de Belo Jardim, Sanharó e Tacaimbó, começam nesta segunda-feira (9) a receber água exclusivamente por caminhões-pipa. 

Para garantir a continuidade do atendimento, a Compesa contratou 50 caminhões-pipa para Belo Jardim, 14 para Sanharó e oito para Tacaimbó. “Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para não deixar a população sem água”, afirmou o diretor Regional do Interior, Marconi Azevedo.
 A água que vai abastecer os caminhões-pipa virá de Garanhuns e Agrestina.
A cidade de São Bento do Una que também era atendida pelo Sistema Bitury,  não vai ser abastecida unicamente por caminhão-pipa. 
Graças à entrega parcial das obras do Sistema Pau-Ferro/São Jacques.
O atendimento ao município por esse sistema começou a ser feito desde o último domingo (1), com uma vazão de 30 litros por segundo.
São Jacques tem capacidade para acumular 400 mil metros cúbicos de água e está com 10% de sua capacidade.
A Compesa está realizando uma obra que visa ampliar o Sistema Pau-Ferro/São Jacques, dobrando a vazão de água para São Bento do Una. A Barragem de Pau-Ferro, pode juntar 14 milhões de metros cúbicos, atualmente, ela está com 95% de sua capacidade.
É triste ver essas barragens que abasteceram nossas cidades e nossas casas por muitos anos em uma situação dessas... Só Deus para mudar esse quadro. 
 Estamos de coração partido...

Nenhum comentário:

Postar um comentário