sexta-feira, 13 de maio de 2016

PRINCIPAIS PERGUNTAS E REPOSTAS SOBRE O ATUAL ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM SÃO BENTO DO UNA

A cidade de São Bento do Una está respirando mais aliviada, pois a cidade está sendo abastecida com água nas torneira e, uma água de excelente qualidade.
Diante dessa nova realidade muita perguntas surgiram: De onde está vindo está água?, a gente não iria ser abastecida apenas por caminhão-pipa?, Por que essa água só chegou em umas ruas e outras ainda não chegou?, E as ruas que não chegou água, mas a fatura com a conta chegou como vai ficar?...

 A Compesa havia divulgado uma nota afirmando que, enquanto as obras de reforço, que está sendo executada, na Barragem Pau Ferro não fossem concluídas, São Bento do Una, assim como Belo Jardim, Sanharó e Tacaimbó, a partir do mês de maio só seria abastecida através de carro-pipa.

 Mas graças a Deus desde o dia 29/04 a Compesa iniciou o abastecimento de alguns bairros de São Bento do Una com uma água de excelente qualidade.

A população se pergunta de onde é que está vindo está água? E porque algumas ruas já foram abastecidas e outras ainda não chegou nem um pingo de água?
A Compesa informou que a água que chegou a semana passada era de São Jacques, que faz parte do Sistema de Pau Ferro, que devido as chuvas havia acumulado um pouco de água. Mas que a partir de agora a água que está chegando em São Bento do Una é água da Barragem  de Pau Ferro. 

Sobre o porque da água chegar em umas ruas e outras não a Compesa falou que São Bento do Una está saindo de um colapso, onde muitos imóveis estão com suas cisternas vazias, por isso há uma demora maior do que a de costume em abastecer todas os imóveis. 
A Compesa disse ainda que está fazendo o possível para abastecer toda a cidade, mas a Compesa ainda não está recebendo a vazão correta. 
A Compesa disse que normalmente recebe 65 litros de água por segundo, é já era difícil abastecer toda a cidade com essa quantidade, agora só está recebendo  apenas 20 litros por segundo. Depois que as obras da Barragem Pau-Ferro estiver pronta vai ajudar a captar a quantidade de água necessária para abastecer toda a cidade.

A Compesa diz ainda que  não pode fazer uma previsão correta de quando vai conseguir abastecer toda a cidade, mas que está fazendo o possível para conseguir normalizar o abastecimento.
Outro questionamento das pessoas é o porque da Compesa "soltar" água em uma rua por muitos dias e em outras ruas nem um dia. As pessoas queriam saber porque a Compesa não abastece um ou dois dias em cada bairro e já passa para outro bairro.

 A Compesa informou que como a topografia da cidade é irregular a água vai primeiro para as partes mais baixas. As residencias nessas áreas conseguem encher seus reservatórios, mas as que estão no ponto mais alto não conseguem.
Por isso a Compesa tem que abastecer essa localidade por três ou mais dias para que todos sejam abastecidos. Quando a Compesa abastece, todas as residencias da área, eles fecham e essa água vai subindo para os pontos mais altos.
Outra questão que está dando o que falar é sobre as faturas com a conta de água, pois em muitos bairros a água não chegou mas o que fazer com as faturas?
A Compesa disse que as pessoas que não receberam água em suas residencias devem 
notar a leitura do hidrometro (só os números pretos) e levar junto com a fatura para a Compesa que será feita o abate na conta.

OPINIÃO:

Só de sabermos que novamente São bento do Una está recebendo água nas torneiras, e água de excelente qualidade, do Sistema da Barragem de Pau-Ferro é motivo de alívio e intensa alegria. Graças a Deus que temos essa alternativa, pois a barragem de Pau Ferro está com 95% de sua capacidade.

Graças, também, a perceria feita da Compesa com a prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida e o empresário e ex-vice-prefeito Zé Almeida, que execultaram 10 km de adutora que liga São Bento do Una a Lajedo. É por meio dessa tubulação dessa adutora que está chegando água nas casas da população de São Bento do Una.

Nenhum comentário:

Postar um comentário