Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apresentaram um estudo inédito que mostra que o mosquito "Culex quinquefasciatus", conhecido como muriçoca ou pernilongo doméstico, também transmitem o zika vírus.
(Foto: WikiCommons) |
Até então, só havia a certeza da transmissão pelo mosquito Aedes aegypti. A presença do zika foi detectada na muriçoca coletada em Pernambuco.
Os resultados preliminares identificaram a presença de muriçocas infectadas naturalmente pelo zika em três dos 80 grupos de mosquitos analisados. O número total de mosquitos examinados na pesquisa foi de aproximadamente 500.
(Sérgio Bernardo/JC Imagem) |
Segundo a pesquisadora Constância Ayres, o estudo demonstra que a muriçoca é capaz de transmitir o vírus, “mas ainda não há como determinar a relevância epidemiológica do vetor.” O próximo desafio será descobrir se foi a muriçoca ou o Aedes aegypti o responsável pela maior parte das infecções até agora.
O presidente da Fiocruz recomenda cuidado, confira no vídeo abaixo:
OPINIÃO:
São necessários novos estudos para avaliar o potencial da participação da muriçoca na epidemia pela qual passamos, porém, o resultado dessa pesquisa confirma o que muita gente já desconfiava. Não era apenas o Aedes aegypte quem estava transmitindo essas "mazelas" que afetaram a saúde da maioria da população (apesar deles só terem citado o vírus da zíka).
(Foto: Wikimedia Commons) |
#O risco pode ser muito pequeno mas o dano é muito elevado# disse o presidente da Fiocruz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário