o Vaticano divulgou uma carta escrita pelo papa Francisco e enviada aos bispos da Igreja Católica de todo o mundo, para que eles, façam o que for necessário para garantir que membros do clero não cometam abusos sexuais contra crianças.
Na carta, Francisco condena o "pecado do que aconteceu, o pecado de não ajudar, o pecado de encobrir e negar e o pecado do abuso de poder". O papa também pediu aos bispos que tenham "tolerância zero com o abuso sexual de menores".
“Tenhamos a coragem necessária para implementar todas as medidas necessárias para proteger em tudo a vida de nossas crianças, para que tais crimes não se repitam mais”, pediu Francisco na carta enviada aos bispos.
“Assumamos clara e lealmente a consigna da ‘tolerância zero’ neste assunto. Pessoas que tinham a responsabilidade de cuidar destas crianças, destruíram a dignidade delas", escreveu o Papa.
No texto, Francisco pede em várias ocasiões “perdão” por um pecado que, reconhece, “o envergonha”, que ele lamenta e chora, segundo escreve.
“Nós nos unimos à dor das vítimas e choramos por esse pecado. O pecado do fato em si, o pecado da omissão de assistência, o pecado de ocultar e negar, o pecado do abuso de poder”, enfatizou.
Desde que assumiu o comando da Igreja Católica, em 2013, Francisco instituiu um comitê para avaliar as denúncias contra religiosos e permitiu o andamento de um processo religioso contra membros do clero acusados de pedofilia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário