sábado, 17 de maio de 2025

🎪✨ CIRCO VEGAS ESTREIA COM SUCESSO EM SÃO BENTO DO UNA! 🎉🤹‍♂️

O fim de semana foi de pura magia, emoção e gargalhadas em São Bento do Una! O luxuoso Circo Vegas estreou na última sexta-feira (16), em frente ao Posto ABF, com casa cheia e um espetáculo de tirar o fôlego!
🔹 A plateia vibrou com atrações nacionais e internacionais, incluindo mágicos, palhaços, malabaristas, equilibristas, o incrível Arqueiro e o eletrizante Globo da Morte! 😱

🦖 E quem roubou a cena foi o Gigante Dinossauro, arrancando gritos e aplausos da criançada no maior festival infantil do Brasil!

🎟 Com ingressos a preços populares — R$10 para crianças e R$20 para adultos (setor lateral) — o espetáculo tem emocionado famílias inteiras, mostrando que cultura e diversão ainda podem ser acessíveis.

🦓🐘 O Circo ainda conta com um zoológico artificial, estrutura totalmente acessível ♿ e apresentações de segunda a sexta às 20h, e aos sábados e domingos às 16h, 18h e 20h.

📍 Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do circo a partir das 9h ou pelo Sympla.

👏 Parabéns à trupe do @circovegas e ao carismático @palhaco_carrapixo por proporcionarem momentos únicos ao nosso povo!

📸 E você, já foi viver essa experiência mágica? Marque a gente nos seus registros! ✨

#CircoVegas #SãoBentoDoUna #DiversãoGarantida #DiárioDoUna #CulturaÉVida #FamíliaUnida #GloboDaMorte #FestivalInfantil

VEREADORES COBRAM PREFEITO POR ABANDONO DAS ESTRADAS EM SÃO BENTO DO UNA

 Na 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada no último dia 14, os vereadores Edson Toré e Teminha chamaram a atenção para o grave estado de abandono das estradas que cortam a zona rural de São Bento do Una — e o descaso da gestão do prefeito Alexandre Batité diante do problema.

➡️ Edson Toré apresentou a Indicação nº 138/2025, cobrando a revitalização urgente das vias que ligam os sítios Caiana e Cachoeira. As estradas, segundo o vereador, estão em estado precário, dificultando o escoamento da produção agrícola e o transporte das famílias que ali vivem.


VEREADOR EDSON TORÉ

➡️ Já o vereador Teminha, por meio das Indicações nº 139 e 140/2025, denunciou o abandono de duas frentes: o acúmulo de entulhos no bairro Boa Esperança (Balança) e a situação das estradas dos sítios Primavera e Feijão, também praticamente intrafegáveis. 

VEREADOR TEMINHA

🚨 As proposições foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores presentes, mostrando que o problema é reconhecido por todo o Legislativo Municipal. Resta agora saber se o Poder Executivo fará sua parte.

🤔 Enquanto isso, a população da zona rural segue sofrendo com o abandono, a falta de infraestrutura e o silêncio da Prefeitura.

📣 O Diário do Una segue acompanhando de perto os desdobramentos e cobrando soluções. E você, morador da zona rural, está sendo ouvido?

#DiárioDoUna #SãoBentoDoUna #Estradas #ZonaRural #PolíticaLocal #Vereadores #AlexandreBatité #Fiscalização #Teminha #EdsonToré #Infraestrutura #JornalismoIndependente

quinta-feira, 15 de maio de 2025

Projeto da Deputada Débora Almeida visa nominar UTI Pediátrica do Hospital Dom Moura homenageando criança falecida vítima de afogamento em Garanhuns

 Protocolado pela Deputada Estadual Débora Almeida (PSDB), o Projeto de Lei Ordinária Nº 002921/2025, deve originar uma homenagem póstuma ao filho de Garanhuns Arthur Morais Veras.

A criança, à época com dois anos de idade, foi vítima de afogamento no dia 12 de Dezembro de 2024, naquele município.

Conduzida ao Hospital Regional Dom Moura (HRDM) a criança recebeu os atendimentos médicos iniciais.


Segundo familiares, Arthur precisou ser reanimado para que fosse atendido pela unidade de saúde. Na sequência, devido à gravidade do quadro, o menor foi transferido para o Hospital Mestre Vitalino (HMV) em Caruaru onde, após tentativas de reanimação infelizmente não resistiu e foi a óbito.


Agora, o projeto deve tramitar pelas Comissões da ALEPE para apreciação. Apesar da propositura partir de Débora Almeida, a deputada acredita que parlamentares majoritários em Garanhuns como Izaías Régis (PSDB) e Cayo Albino (PSB) devem reiterar seus apoios ao projeto, por entenderem a importância desse gesto para a comunidade.


Depois, esse PL segue para o Plenário e após aprovação´, será efetivamente transformada em Lei. Sobre a homenagem, a deputada Débora reiterou: “A UTI Pediátrica do HRDM será uma revolução para todos os municípios do Agreste Pernambucano, de modo que é extremamente justo que façamos esta homenagem a um filho de Garanhuns, tornando Arthur uma benção a todas as crianças do nosso Agreste.”

@deboraalmeida.pe


FOTOS: Matheus Augusto/ Rafael Pontes


quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Projeto Cordelizando o Agreste e Sertão chegou à EREM Padre Antônio Barbosa Júnior

 Na última sexta-feira, 08/11, o Projeto Cordelizando o Agreste e Sertão chegou à EREM Padre Antônio Barbosa Júnior, através da parceria entre a Biblioteca Escolar Maria Rilda de Oliveira Brito, na pessoa do Coordenador Prof. Sérgio Oliveira e o Poeta e Cordelista Wilson China.

O evento foi um sucesso e contou com diversas apresentações em aula espetáculo com poeta repentista, mestres do reisado, mestra de coco de roda e poeta cordelista, proporcionando aos nossos estudantes, dos 3° anos, um vasto conhecimento acerca da cultura popular nordestina.

A Biblioteca Escolar foi presenteada com 300 cordéis para fazer parte do seu acervo.


A Equipe Gestora e de Coordenação da EREM PABJ agradece imensamente à Coordenadora Executiva do Projeto Cordelizando o Agreste e Sertão, Edione Santana e ao poeta Wilson China por ter trazido o projeto à nossa escola. 👏🏻👏🏻👏🏻



segunda-feira, 29 de julho de 2024

Governadora Raquel Lyra reforça seu apoio à pré-candidatura de Zé Almeida

 

A tarde deste domingo (28), marcou mais uma convenção partidária do PSDB. Em evento prestigiado, o empresário e pré-candidato a prefeito, Zé Almeida, teve seu nome oficializado para a disputa em São Bento do Una, no Agreste Setentrional.
A governadora Raquel Lyra fez questão de marcar presença no evento. Em seu discurso, a chefe do Executivo estadual destacou os desafios que serão enfrentados durante a campanha e as qualidades de Zé. “Temos aqui uma grande oportunidade de eleger Zé Almeida prefeito de São Bento do Una, um homem trabalhador, que ajudou tanto as pessoas mesmo sem ter mandato. Aproveito para reafirmar o meu compromisso com esse povo tão aguerrido. Essa caminhada não será fácil, mas estamos prontos para ir de porta em porta e fazer de Zé Almeida o melhor prefeito dessa cidade“, afirmou Raquel.
Zé Almeida agradeceu à presença e mobilização dos apoiadores. “Queria agradecer a todos vocês que compareceram de todas as regiões da nossa cidade, sem vocês nada disso seria possível. Nossa cidade merece viver um novo tempo. Estou pronto para essa missão tão importante“, disse o pré-candidato.
Para Débora, que já foi prefeita do município por dois mandatos, a escolha por Zé Almeida simboliza o resgate à valorização da cidade. “A gente se emociona em cada recanto da cidade porque o povo quer mudança e confia em Zé Almeida, que já fez muito por São Bento do Una e vai fazer agora como prefeito da cidade. Ele vai trabalhar pelo povo dos nosso bairros esquecidos, da nossa Zona Rural e de toda cidade. Meu mandato continua à disposição de São Bento. A partir de 6 de outubro vamos viver uma nova história“, ressaltou a parlamentar.
O presidente do PSDB, Fred Loyo, fez questão de destacar o trabalho feito por Débora Almeida à frente da gestão municipal, e as ações de Zé Almeida para a sociedade na terra em que nasce o Rio Una. “Em 2022 as pessoas estavam com o sentimento de mudança, e estão sentindo a mudança com a nossa governadora. Agora, em 2024, as pessoas estão com saudade de quando Débora estava no comando da cidade, e vão matar essa saudade com seu Zé Almeida; que já fez muito por essa cidade com o seu trabalho, e vai fazer ainda mais quando sair vitorioso dessa eleição“, pontuou Loyo.
Também marcaram presença no evento o deputado estadual Izaías Régis (PSDB), o deputado federal Mendonça Filho (UB) e o ex-ministro e ex-deputado Bruno Araújo (PSDB); além de lideranças da região.

@deboraalmeida.pe
Imagens @matheusaugustofotografo

segunda-feira, 15 de julho de 2024

Nota de Falecimento de Adaumari Bezerra de Siqueira (Goga)15/07/24

 É com o coração partido que comunicamos o falecimento da nossa amiga são-bentense Adaumari Bezerra de Siqueira, conhecida carinhosamente por Goga.

O corpo de Goga está sendo velado na Central de Velórios Jesus de Nazaré, na Av. Osvaldo Maciel, de onde será conduzido em cortejo fúnebre nesta segunda-feira (15/07/24), às 17h (5 horas da tarde), para o seu sepultamento no cemitério Bom Jesus em São Bento do Una.

Goga foi uma mulher muito especial para São Bento do Una, uma são-bentense ilustre que era amada por todos na cidade e, em especial, as crianças que cresceram tendo Goga como aquela mãe, tia, avó que sempre abria as portas de sua casa para acolher a todas com as tradicionais Festas das Crianças de Goga.

Uma mulher admirável, devota do Bom Jesus, sempre acompanhava a Procissão do Dia 6 de Janeiro, era uma das pessoas que fazia questão de segurar o andor do Bom Jesus, com as suas roupas elegantes e inconfundíveis, cheias de detalhes e bom gosto, a cada dia do novenário da festa Goga usava um modelo de roupa único e diferente, e por onde passava, chamava a atenção de todos que se admiravam com tamanha delicadeza e capricho que Goga tinha, fazendo assim parte de fato da Festa de Reis de São Bento do Una.

No Natal, a casa de Goga era a mais enfeitada de todas de São Bento do Una. No São João Goga fazia questão de fazer uma ornamentação com tema junino, fogueira e muitos fogos para comemorar o mês junino....

Uma mulher simples e ao mesmo tempo elegante, que com seu sorriso passou a sua alegria para todos que tiveram a oportunidade e o presente de conhece-la e conviver com a eterna Goga!

Rogamos a Deus que conforte a todos os familiares, amigos e toda São Bento do Una que sofre cm a dor desta perda irreparável.

DESCANSE EM PAZ GOGA. SENTIMOS MUITO A SUA PARTIDA. VOCÊ FEZ A DIFERENÇA NA VIDA DAS CRIANÇAS E DA NOSSA SÃO BENTO DO UNA.

Vai com DEUS e na Paz, Deus é com você. OBRIGADO POR TUDO GOGA JAMAIS IREMOS TE ESQUECER






domingo, 9 de junho de 2024

Empresário morre em acidente ao bater em um cavalo solto na pista na BR-423, Garanhuns

Um empresário morreu em um acidente na madrugada deste domingo (9), na BR-423, no município de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.
Felipe Antônio Ribeiro, de 33 anos, retornava de Caruaru para Garanhuns conduzindo um veículo Corolla, quando bateu em um cavalo que estava solto na pista.

Com o impacto da batida, Felipe sofreu ferimentos graves e morreu no local.


Texto Portal Agreste Violento/ imagens via Eduardo Peixoto e Comando Policial