domingo, 26 de março de 2017

Morre, o sãobentense, general Zenildo Gonzaga Zoroastro de Lucena, ministro dos governos Itamar e FHC

São Bento do Una, perde, hoje, um dos seus filhos mais ilustres de toda a sua história, o general Zenildo Gonzaga Zoroastro de Lucena. O General Zenildo possuía várias condecorações civis e militares, nacionais e estrangeirasEle assumiu o mais alto posto do Exército Brasileiro. Foi ministro do Exército dos governos de Itamar Franco e do primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso.
Faleceu, aos 87 anos, neste domingo (26), no Rio de Janeiro, o sãobentense general Zenildo Gonzaga Zoroastro de Lucena. O militar faleceu no Hospital Geral do Exército, em Triagem, na Zona Norte do Rio.
Nascido em 2 de janeiro de 1930, em São Bento do Una, Pernambuco, o general Zenildo ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) em 1948, sendo declarado aspirante-a-oficial de Arma de Cavalaria em dezembro de 1950.


Como general, ele foi Comandante Militar do Leste de 21 de agosto a 8 de outubro de 1992. Ele deixou o cargo para assumir o Ministério do Exército em 9 de outubro de 1992 e permaneceu no cargo até dezembro de 1998.
O general Zenildo Gonzaga Zoroastro de Lucena deixa esposa, duas filhas e cinco netos. Ele será velado no Palácio Duque de Caxias, no Centro do Rio, na próxima segunda-feira (27), das 9h às 12h. 
O funeral será realizado em uma cerimônia íntima no mesmo dia para a família.
(Com informações do G1).

O secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Zé Mota Valença, era amigo do General e falou sobre a morte desse ilustre sãobentense.


"São Bento do Una, hoje perdeu o maior militar de nossa história. Há alguns anos através do meu primo irmão, Lêucio Mota, - ex prefeito de nossa cidade - tive a oportunidade de conhecer o ministro Zenildo e, desde então, ficamos amigos.

Em uma de nossas conversas, ele me confessou que não teve filhos homens - teve 2 filhas -, mas que tinha na 10ª Companhia de Engenharia de Combate (quartel de São Bento) esse filho. Zenildo, pediu para que eu e os demais sãobentenses cuidasse muito da 10ª Companhia.

 Na osasião, o general me disse que gostaria que seu museu, - que hoje se encontra na 10ª Companhia de Engenharia de Combate - voltasse para a Secretaria de Cultura de São Bento do Una, de onde jamais deveria ter saído. 

Em outra ocasião, o general nos deu uma carona e - no seu carro - acompanhados pelo ex-prefeito Lêucio Mota e o coronel Vilarinho - amigo fiel do ministro - ele, com os olhos cheios de emoção, me mostrou a casa onde nasceu aqui em São Bento e, que hoje é um armazém de ração ao lado do Sindicato Rural, fomos também ao cemitério municipal. 
Lá, Zenildo mostrou-me o túmulo de sua mãe e pediu para que eu e Lêucio sempre estivesse informando a ele sobre os cuidados com o túmulo - da mãe dele - mas que principalmemte lhe deixar-se informado sobre a nossa Terra. Que Deus te receba de braços abertos amigo", disse Zé Mota Valença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário