sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Conheça a história de Josineide “A Menina Milagrosa” de São Bento do Una

Hoje, 2 de novembro, é o dia em que a maioria dos sãobentenses visitam os cemitérios de São Bento do Una. Um dos túmulos mais visitados no cemitério central é o de Josineide Maria da Conceição, 7 anos.  Ela foi encontrada morta no final da década de 60 e é conhecida por "A Menina Milagrosa".
Na imagem temos o coveiro e sua esposa, suspendendo o corpo de Josineide depois de morta. – 21/06/1969
Devotos atribuem a Josineide graças alcançadas. Falam de cura para doenças e de proteção para a família. Vários sãobentenses vão até o local acender velas, deixar bonecas, doces, flores e até roupas. Tudo em nome da crença popular que a Menina Milagrosa irá operar milagres e atender pedidos.
O túmulo é visitado frequentemente, principalmente em datas como o Dia de Finados.

Esse é o curto relato do que se sabe sobre a Menina Milagrosa.



O caso teria acontecido no final da década de 60, quando o padrasto de Josineide Maria da Conceição, 7 anos, matou a mãe da menina  na frente dela.

O assassino teria matado a menina por que em todas as casas que ela passava, Josineide,  chorava lembrando da mãe dela. O padastro  se irritou e arrastou ela para um matagal que tinha na Baixa e matou ela a facadas.

O assassino da menina e da mãe dela, foi preso  e uma noite a cela onde ele estava apareceu serrada e falaram que ele tinha fugido e foi encontrado morto pouco tempo depois, em circunstâncias misteriosas.

Um rapaz, que encontrou o corpo da menina, estava trabalhando, quando avistou uma linda rosa e quando ele se aproximou da rosa era o corpo da josineide.

Os restos mortais da mãe de Josineide, conhecida como Josi, só foram descobertos no início dos anos 70, na zona rural de São Bento do Una.
Restos mortais da mãe de Josineide.

O primeiro milagre dela, teria sido com um senhor que morava na cidade de Calçados:


O senhor estava enfermo em cima de uma cama sem poder andar. A menina apareceu no quarto dele e pediu para ele construir uma casinha para ela que estava morando no meio do mato, no sol. O homem falou que não podia, pois não tinha como sair da cama. Josineide falou para ele que se ele prometesse construir a casinha, ela ajudava ele a  sair da cama. Ele aceitou e no dia seguinte ele levantou da cama.

A meina teria explicado ao senhor onde ela estava, que era entre a casa de Zé da Mata no sítio Baixa, em São Bento do Una. O homem procurou os moradores da região e falou que estava a procura dessa menina os moradores ouvindo a história levaram ele até onde acharam o corpo.

E assim foi construída à primeira casinha da Josineide no sítio Baixa. A partir  dessa época ela aparecia para os vizinhos no sítio, pedindo bonecas e ajudando as pessoas enfermas.


Desde então o povo passou a acreditar que a menina passou a realizar milagres. Muitas pessoas no município contam histórias, mostram fotos e objetos testemunhando uma graça alcançada através da menina milagrosa.
O túmulo, onde estão os restos mortais da menina, devido as centenas de velas que eram acesas, e por conta do túmulo ter muitos objetos inflamáveis, foi incendiado. As chamas destruíram grande parte dos objetos.
Coveiro, aposentado, Bezerra

Segundo o coveiro Bezerra, uma mulher, que ele não quis identificar, ajudou com a tinta e o pedreiro conhecido por Zé pedreiro, fez uma reforma no túmulo da menina. Ele disse ainda que assim que o túmulo foi reaberto para visitação, as pessoas começaram a levar brinquedos, doces, fotos, imagens....

Imagens do túmulo, após a reforma.
Na reforma foi feito um espaço para as pessoas acederem as velas fora do túmulo, evitando assim um novo incêndio.
Com imagens da TVSBUNA e de RISÂNGELA ESPINDOLA.
OPINIÃO:

Essa é uma história conhecida e muito falada aqui em São Bento do Una. No que diz respeito aos milagres, hoje não existe nenhuma prova concreta de que a menina Josileide opere milagres, mas há centenas de relatos de pessoas que asseguram que a menina é milagrosa. A SEGUIR, CONFIRA VÍDEO:
 Verdade ou não, o certo é que o túmulo da Menina Milagrosa atrai devotos e muitos curiosos de todas as idades, principalmente no Dia de Finados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário