segunda-feira, 13 de julho de 2015

A PREFEITA DÉBORA E O CAPITÃO GILSON FALAM SOBRE O PORQUÊ DA MUDANÇA DE LOCAL DA CORRIDA DA GALINHA

A Corrida da Galinha é uma festa tradicional da  cidade de São Bento do Una e desde da sua criação era realizada no centro da cidade. Esse ano (2015) a festa será realizada no Parque de Exposições Eládio Porfírio de Macedo.
Essa mudança tem agrados a uns e desagradado a outros. Muitos sãobentenses tem usado as redes sociais para apoiar ou repudiar esse novo formato de festa.  A seguir, o Capitão Gilson Cerqueira e a prefeita Débora Almeida falam o porquê dessa mudança.
 Em entrevista concedida ao programa de rádio São Bento FM Notícia o Capitão falou sobre a Corrida da Galinha:

"A festa da galinha é uma festa tradicional e que eleva o nome da cidade de São Bento do Una, mas que, se nós que fazemos a segurança, não fizéssemos uma intervenção como está sendo feita esse ano, eu acho que em pouco tempo essa festa iria deixar de acontecer", disse.

 Hoje tem o projeto de Segurança pública (Pacto pela Vida), onde não se admiti mais festas nos moldes da festa da corrida da galinha dentro da cidade.
Essa forma que estava sendo feita a Corrida da galinha era uma forma ultrapassada, São Bento tem a possibilidade de enovar e trazer um maior conforto para para a população local e para os turistas", disse.

Quando o Capitão foi questionado sobre os boatos de que essa mudança seria para satisfazer um capricho da prefeita ou teria sido uma recomendação da polícia e ministério público ele foi categórico:

"EU NÃO DIGO NEM QUE FOI UMA ORIENTAÇÃO. NÃO É ORIENTAÇÃO É UMA DETERMINAÇÃO, fazer segurança não é tão simples como as pessoas pensam.
Nós temos dificuldades, hoje em dar segurança a um evento do porte da Corrida da Galinha, dentro do centro da cidade. O que se tá buscando na festa da galinha é conforto, segurança, segurança e segurança", afirmou o Capitão.
O Capitão fala de sua experiencia com Segurança em grandes eventos.
  "O que a gente tá querendo é continuar com a festa. A Polícia é quem entende de segurança, não adianta ninguém discutir não!. Eu fui formado na Academia de Polícia por três anos, tenho Curso de Nível Superior sobre Segurança Pública  e sei o que estou dizendo.
Já trabelhei em diversos eventos fechados onde não teve briga, mortes, queremos evitar um mau maior", disse o Capitão Gilson.
A prefeita Débora falou sobre a segurança da população. 
"Tudo o que fazemos é para o bem da população sãobentense, eu tenho certeza que não estaria tranquila se eu tivesse colocando em risco a segurança dos cidadãos saobentenses", disse.

"Eu respeito a opinião de todos, mas como gestora tenho que tomar decisões. Nós tínhamos conversado com o Capitão Gilson e ele nós orientou para mudarmos o formato da festa, em razão de proporcionar uma maior segurança a população.
E a gente, como responsável pela cidade, não podemos, de forma nenhuma, correr esse risco. Sendo assim a gente segue a determinação de quem entende de segurança", afirmou Débora.

A prefeita fala ainda que respeita as instituições. "Nós respeitamos as instituições, polícia e ministério público.  Temos consciência que essa mudança não garante que não vai acontecer nada de ruim, mas estamos minimizando os riscos", disse.
O Capitão Gilson finaliza dizendo que a Polícia quer contribuir para que a festa da Galinha continue a ser o sucesso que sempre foi e que para uma maior seguraça dos foliões, essas mudanças se fazem necessárias. 

"A gente está querendo contribuir para que essa festa da galinha continue. Porque eu não sou daqui mas as informações que tenho é que a festa é de uma grandiosidade monstruosa. Muitas famílias, muitos turistas, muitos empregos temporários", disse.

"Nesse novo modelo  as pessoas serão revistadas e o serviço de segurança vai ser bem melhor, pois vai limitar os espaços e quem vai ganhar com isso é a população", finalizou o Capitão Gilson.
A prefeita Débora Almeida fala sobre os transtornos dos banheiros químicos e sobre o centro da cidade que ficava paralisado. 

"O centro da cidade ficava paralisado cerca de 20 dias, pessoas idosas que moravam no centro reclamavam do barulho dos trios, e muitos eram obrigados a sair de casa porque não aguentavam o barulho. As estruturas de algumas casas (estuco de gesso) rachavam", disse. 

"Colocar Os banheiros químicos nas ruas eram um transtorno. Tinha uma constante reclamação dos moradores que não queriam eles em frente a suas casas. Na exposição não teremos essas preocupações", disse a prefeita.
A prefeita Débora Almeida finaliza dizendo que acredita que esse novo modo de festa vai dar certo.

"A exposição era longe, hoje a cidade cresceu e a exposição está praticamente dentro da cidade. A rua que dar acesso está calçada, e nós estamos preparando uma estrutura de grande porte tanto na iluminação quanto nas atrações e organização", disse.

"Acredito que vamos receber um grande público, acredito muito que está festa será um grande sucesso e que essa parceria entre a prefeitura, o Capitão Gilson e  sua equipe de policiais e o ministério público resultará no bem está dos foliões", finalizou Débora Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário