terça-feira, 8 de dezembro de 2015

São Bento do Una está em estado de pânico: AGORA O INIMIGO É OUTRO

A cidade de São Bento do Una a pouco tempo vinha sofrendo uma terrível onda de crimes(ASSASSINATOS, VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES, ASSALTOS NA CIDADE E ZONA RURAL). Com a chegada da patrulha da Rocam e o belíssimo trabalho do Capitão Gilson Cerqueira, São Bento do Una vivia dias de paz. Agora o inimigo é outro: Aedes aegypti que com sua picada vem deixando muitas pessoas debilitadas. Ele pode está em todos os lugares, e vem causando muitos danos a saúde da população.
Em qualquer lugar que a gente esteja a conversa é a mesma: "Ai estou com dengue.., ai estou com dores no corpo.., estou arriado não consigo nem me levantar da cama... Ai na minha casa não escapou ninguém...
O hospital municipal está sempre lotado de pessoas com os mesmos sintomas, há informações de que estão sendo atendidas mais de 400 pessoas por dia. Enquanto um paciente é atendido chegam três para fazer a ficha. Sem falar nas pessoas que mesmo necessitando de atendimento hospitalar preferem se tratar em casa, e acabam se automedicando.
A situação está caótica, a prefeita Débora Almeida, no dia (04) decretou estado de emergência no município. Na ocasião Débora através da Secretaria de Saúde lançou o Plano Municipal de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti.  Participaram desse momento membros de secretarias, sociedade civil, 10º Companhia de Engenharia e Combate, comerciantes e educadores.


Também foi lançado um contato para ser realizadas denúncias. Via fotos ou ligações 9 8127-8146. Este número foi disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde. 


A Prefeitura de São Bento do Una em parceria com a 10º Companhia de Engenharia e Combate começaram um mutirão de limpeza e ações educativas para combater o mosquito nas vilas, povoados e bairros do município. Cerca de 20 homens do exército com 18 agentes de endemias estão participando da campanha para acabar com o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.
As mulheres estão adiando o sonho de ficar grávida e as que já estão gestantes, ficam apavoradas em saber das inúmeras notícias de casos de microcefalia em bebes. Não é a toa que essas futuras mamães estão preocupadas, pois só em Pernambuco já foram confirmados mais de 800 casos. Em São Bento do Una estão sendo investigados cerca de 26 casos de bebês que teriam nascido com microcefalia.
Até mesmo os médicos estão assustados com essa epidemia de microcefalia, a infectologista relata choque e desespero ao se deparar com a epidemia de microcefalia:
 "Várias vezes me pego emocionada, especialmente pelas histórias que ouvimos. Alguns pais contam que tinham esperado bastante tempo para engravidar, para poder oferecer as melhores condições ao filho.

"Estava até dizendo (para colegas) que, sendo infectologistas pediátricas há muito tempo, a gente já viu muita coisa, mas de repente vem uma coisa dessas. A gente tem que esfriar a cabeça e ter o equilíbrio para se comunicar com essas pessoas, tentar transmitir tranquilidade, mas é ruim.
No primeiro momento, ficamos emocionalmente abaladas. Temos que respirar e sentar porque conviver com essa situação e partilhar dessa angústia das famílias não está sendo fácil", disse a médica.
Uma geração de seres humanos que irão precisar de cuidados especias. Cidadãos que tiveram sua vidas marcadas por causa de um mosquito. Diante de tanto mal que esse mosquito está causando a população precisa ficar atenta para não deixar que sua casa seja um criadouro desse terrível mosquito. Segundo o Ministério da Saúde cerca de 90% dos focos estão dentro das residências. 

O combate precisa começar pela nossa casa, se cada um fizer a sua parte nós poderemos vencer esse INIMIGO. Devemos e temos obrigação de livra nossos pais, irmãos, sobrinhos, netos, idosos, vizinhos e principalmente os nossos bebês dessa terrível doença. 

UNIDOS SOMOS MAIS FORTES que o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. SÓ DEPENDE DE NÓS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário