quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Ministério Público de Pernambuco recomenda ações de combate ao Aedes a 15 municípios pernambucanos

O Ministério Público de Pernambuco recomendou ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti a prefeitos e secretários de Saúde de 15 municípios de Pernambuco.

Dentre as recomendações, há a abstenção de reduzir a oferta de serviços de saúde de qualquer natureza, em especial das ações de controle ao vetor e manejo clínico de dengue, zika e chikungunya.

As cidades são: LAJEDO, Águas Belas, Caruaru, Itacuruba, Lagoa do Ouro, Olinda, Ribeirão, Vicência, Cabo de Santo Agostinho, Carpina, Lagoa do Carro, Camocim de São Félix, Camaragibe, Palmares e Tupanatinga.

Promotores de Justiça instauraram, também, inquéritos civis a fim de apurar ações implementadas pelos municípios.

Outra recomendação é executar, de maneira integral, o Plano Municipal de Enfrentamento às Doenças Transmitidas pelo Aedes Aegypti. Os responsáveis pela saúde dos municípios devem atuar de acordo com as orientações constantes do Plano de Contingência Nacional para Epidemias da Dengue vigente, elaborado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com publicação do site do MPPE, o município que não possuir Plano Municipal de Enfrentamento às Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti deve adotar de imediato medidas emergenciais determinadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde.

A cidade de São Bento do Una mais uma vez serve de exemplo para outros municípios, pois a prefeita Débora Almeida desde o ano passado, não perdeu tempo, e travou uma verdadeira batalha contra o mosquito.
Junto com as secretárias municipais, exército e demais colaboradores está realizando um trabalho louvável.  não apenas ao combate ao mosquito mas também a CONSCIENTIZAÇÃO DOS MORADORES.  


A prefeitura está realizando nos bairros "Dias D" com: Mutirões de limpeza, atendimentos médico, distribuição de panfletos e cartazes educativos, distribuição de pequenos peixes, bem como vistorias e tratamento mecânico ao combate do Aedes aegypti nas residências e comercio e borrifações com UVB leve (fumacê).
A prefeitura também fez entrega de cobertas para baldes e a visita dos agente de endemias tratando as águas do bairro. ATÉ UM DRONE ESTÁ SENDO UTILIZADO PARA FAZER OS REGISTROS AÉREOS DO BAIRRO.

Apesar dos atrasos nos repasses do Governo Federal e da crise NA SAÚDE que todo Brasil enfrenta, Débora Almeida publicou em sua página no face, que já autorizou a CONTRATAÇÃO DE OUTRO MÉDICO PARA ATENDER NO PLATÃO DO HOSPITAL MUNICIPAL.
A prefeitura também disponibilizou este número 081 9 8127 8146 (que também é WhatsApp) para a população  poder enviar fotos e informações detalhadas, de possíveis focos do mosquito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário