Os moradores da Rua Três do Loteamento Santo Afonso Maria de Ligório estão respirando mais aliviados, pois na ultima quarta-feira (24/02), a Prefeitura de São Bento do Una, iniciou uma obra emergencial que vai instalar manilhas de 40 cm até a esquina de modo a escoar rapidamente a água que se acumula naquele trecho evitando, dessa forma, a inundação nas casas do local.
A prefeita Débora Almeida disse que já autorizou a licitação para a execução de um projeto de drenagem que amenizará o efeito das chuvas tanto na rua três quanto na rua dois.
Ainda segundo a prefeita, a atual obra que está sendo executada é provisória para o período de chuvas e enquanto estamos em processo de licitação do projeto que está orçado em cerca de 80 mil reais e será feito com recursos próprios.
Débora Almeida enfatiza que mesmo provisória, a estrutura dessa intervenção será reaproveitada quando for executada a obra definitiva.
ENTENDA A SITUAÇÃO:
A rua três (3) do loteamento Santo Afonso tem nível mais baixo, em relação as outras ruas. Já existia um canal que passava pelo terreno particular, mas mesmo com pouca chuva o resultado eram ruas e casas alagadas.
Essa questão do saneamento do Santo Afonso é antiga, quando foi feito o calçamento das ruas, não houve um planejamento sanitário. Como é de costume no Brasil, na maioria das vezes, não se faz rede de esgoto sanitário em áreas loteadas.
Moradores do Santo Afonso relatam que, existem casas no bairro que, o esgoto passa por dentro de suas cozinhas e quintais. "Toda vez que se arma para chover a gente fica angustiado, pedindo a DEUS para que nossas casas não sejam invadidas pelos dejetos". Disse Maria Jose.
Frente do Posto de Saúde terça-feira, 24 de maio de 2011 |
Fundos ao murro do Posto de Saúde terça-feira, 24 de maio de 2011 |
Alguns moradores da rua 3 e de outras ruas do Santo Afonso padecem com essa falta de planejamento sanitário, em protesto no mês de maio de 2011, foi colocado essa "placa" referindo-se aos esgotos que estavam estourados na época, com dejetos espalhados pelas ruas.
Protesto terça-feira, 24 de maio de 2011 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário