Após quase 2 meses de uma espera angustiante, São Bento do Una recebeu a lamentável notícia de que as quase 3 mil doses de vacina contra a covid-19, que estavam em análise, após problema na câmara fria que armazenava os imunizantes, tiveram o resultado insatisfatório para o uso das vacinas.
Segundo o site G1 Caruaru e a TV Asa Branca, o Ministério da Saúde descartou as vacinas.
As vacinas foram analisados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) que recomendou o descarte dos imunizantes.
Ainda segundo o G1, a coordenadora do Programa Nacional de Imunização de São Bento do Una disse que até a publicação da matéria pelo G1, a prefeitura ainda não teria sido informada sobre o resultado da análise.
O ministério da Saúde esclareceu que as perdas operacionais, que correspondem a 10% do total de doses distribuídas das vacinas; já são previamente calculadas. Não havendo, portanto, reposição dos imunizantes.
A notícia do descartes das vacinas foi bastante comentada nas redes sociais e os são-bentense lamentaram a perda das vacinas principalmente na situação que São Bento do Una se encontra com contágio e mortes por covid-19 disparados.
No mesmo dia que foi divulgado o resultado do descartes da vacinas São Bento do Una registrou 4 óbitos suspeitos por covid-19.
Entenda o caso, no dia 05 de abril de 2021, a Secretaria Estadual de Saúde informou que recebeu o relatório do município de São Bento do Una, sobre o problema na câmara fria que armazenava as vacinas da cidade, onde estavam cerca de 2.800 doses da vacina contra a covid-19.
A imprensa de Pernambuco e também de outros estados do Brasil repercutiram a notícia da possível perda das vacinas.
Em São Bento do Una não se falava em outra coisa e muitos são-bentense usaram as redes sociais para lamentar o ocorrido e para pedir mais cuidado dos responsáveis pelos imunizantes para que esse tipo de acontecimento não voltasse a se repetir.
A TV Jornal Notícias veio até São Bento do Una e fez uma matéria sobre, na época, possível perda das vacinas, confira abaixo no vídeo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário