quarta-feira, 15 de junho de 2022

A LENDA VIVA DO AGRESTE, ZÉ MOCHILA COMPELTA 100 ANOS PARABÉNS!!!🎉💯❤️

Nascido em Quipapá, segundo ele mesmo afirma no vídeo, José Belo da Silva, o folclórico, conhecido, querido e temido por muitos, Zé Mochila, nesta terça-feira (15/06/2022), está completando seus 100 anos de idade, com a disposição de 50 diga-se de passagem!
História: José Belo da Silva era um homem de estatura baixa e barba grande, andava a pé com uma mochila nas costas, e era considerado "aquele que carregava as criancinhas que desobedeciam aos seus pais" e, ainda, como o "homem que virava bicho", segundo a lenda, Zé Mochila tinha o poder de se transformar em qualquer animal que quisesse.
Imagem: Junior Braga
Pelos quatro cantos do Agreste e demais regiões de Pernambuco, Zé Mochila mexia com a imaginação dos pequeninos, adolescentes e até os adultos, principalmente entre os anos de 1970/80/90.
O "Zé Mochila" percorria a pé alguns municípios do agreste pernambucano como: São Bento do Una, Quipapá, Jurema, Belo Jardim, Sanharó, Lajedo, Calçado e Jupi, entre outros. 

Em cada lugar que chegava, Zé Mochila deixava sua marca e por onde passava suas histórias ganhavam força e passavam de geração para geração, até os dias de hoje, o nome Zé Mochila é figura marcante na memória dos pernambucanos, em especial, dos são-bentenses, que tem a honra de dizer que Zé Mochila é de São Bento do Una, pois, ainda hoje, mora no município.
O Lar de Idosos São Vicente de Paula, localizado no Loteamento Delmário Braga em São Bento do Una, lugar também conhecido por, Abrigo dos Idosos, é a casa do José Belo.

Lugar onde o nosso Zé Mochila conta com todos os cuidados e com muito carinho pelos voluntários e outros idosos do abrigo.
Durante o início da pandemia do Coronavírus, Zé Mochila e demais idosos do abrigo foram infectados pela doença e, após muitos cuidados das equipes de Saúde, Zé Mochila venceu o Coronavírus e no dia (20/05/2020), após a cura, ele e os demais idosos voltaram ao seu lar.

Os anjos, em forma de médicos, enfermeiros e toda esquipe do Hospital de Campanha de São Bento do Una, relataram na época que Seu Zé Belo não deu trabalho, era um idoso reservado e, ao mesmo tempo, brincalham, sempre interagia com todos da equipe.

E, em um momento de interação, foi gravado um vídeo que rivalizou na internet, pois todos ficavam felizes de ver a lenda viva, Zé Mochila, vivo, forte e principalmente, vencendo a covid-19.

CLICA AQUI E VEJA MOMENTO DA VOLTA DE ZÉ MOCHILA AO ABRIGO APÓS VENCER A COVID-19 👇👇👇


PARABÉNS SEU JOSÉ BELO, SEU ZÉ MOCHILA QUE DEUS LHE CONCEDA MUITA SAÚDE PARA VOCÊ CONTINUAR SUA MISSÃO AQUI NA TERRA! 

Informações e imagens: Prefeitura de SBU/ Junior Braga/ Redes Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário