domingo, 2 de agosto de 2015

Morre escritor e romancista Sãobentense Gilvan Lemos.

Nota de Falecimento: 

É com um imenso pesar que comunicamos o falecimento de Gilvan de Souza Lemos.

Faleceu no primeiro dia de agosto, aos 87 anos, em decorrência de infarto fulminante, o escritor (romancista e poeta) Gilvan Lemos.  Fica de luto a cultura de um modo geral, toda a cidade de SÃO BENTO DO UNA que perde um filho da Terra, que sempre levou o nome de São Bento ao mais alto patamar e todos os leitores e admiradores do grande escritor GILVAN DE SOUZA LEMOS.

Gilvan Lemos, que ocupava a cadeira 26 da Academia Pernambucana de Letras, fazia questão de morar sozinho e receber poucas visitas no apartamento da Boa Vista, onde o corpo foi encontrado na noite passada. As empregadas contratadas pela família eram logo dispensadas.
O velório ocorrerá na Câmara de Vereadores de São Bento do Una e o sepultamento, de acordo com a sobrinha-neta do escritor, Lívia Valença, deverá ocorrer no Cemitério do Bom Jesus, por voltas das 16h, junto ao jazigo dos pais. Haverá hoje uma sessão solene as 15h na Câmara de Vereadores de São Bento do Una, que se despede do seu talentoso filho com muito orgulho e carinho.
  
Gilvan Lemos em conversa com JC Agreste expressou o seguinte sentimento: “Desde quando fui morar no Recife, em 1949, senti muita saudade desse lugar, de onde carrego minhas maiores e melhores lembranças... São Bento é o meu país e a maior prova disso está em meus escritos, que sempre retratam suas histórias. Certa vez, um amigo me apresentou como o maior escritor do Brasil, eu disse: não, sou o maior escritor de São Bento do Una. Candidatei-me, mas não entrei na Academia Pernambucana de Letras. Hoje, se existe em mim alguma vontade de tentar uma vaga na APL, não é para minha honra, mas para a honra de São Bento do Una”.

“a justiça tardou, mas enfim chegou”.Em 2011 Gilvan foi eleito para ocupar a cadeira de nº 26 da Academia de Letras de Pernambuco.

"Do pó viemos e ao pó voltaremos Gêneses 3,19
Feliz aquele que ao morrer deixa para a humanidade um grande legado.
Gilvan Lemos, soube na sua obstinação pela literatura marcar o livro da vida escrito à pena de ouro", escreveu Virgínia Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário