sábado, 3 de outubro de 2015

Pernambuco é estado que tem a maior taxa de câncer de mama do Nordeste

O câncer de mama é o tipo de neoplasia que mais acomete as mulheres. Neste ano, estão estimados pelo menos 57 mil novos diagnósticos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em Pernambuco, serão pelo menos 2,4 mil novos casos neste ano. O estado é o que tem a maior taxa de incidência do Nordeste, com 51,64 novos casos para cada grupo de 100 mil mulheres.
Informação e conscientização sobre a importância de realizar os exames preventivos são o segredo para enfrentar a doença. O assunto começa a ser reforçado no Outubro Rosa.


Quando os tumores são pequenos, normalmente abaixo de um centímetro, a cura é acima de 90%. Para detectar esse tipo de tumor, o recomendado é que a mulher faça a mamografia anualmente, a partir dos 40 anos.
No Brasil, existem 2507 mamógrafos, aparelhos que realizam o exame. A recomendação é de um equipamento para cada 240 mil mulheres, ou seja, o país tem o dobro da média desejada. Mesmo assim, muitas mulheres ainda não fazem o exame.
O problema é que eles estão mal distribuídos. As pequenas cidades do interior ficam desprovidas. O impacto disso é perceptível na taxa de mortalidade. Em capitais como o Recife, a curva está diminuindo. Enquanto no interior, aumenta.


Cerca de 2,5 milhões de mamografias são realizadas em mulheres entre 50 e 60 anos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), representando 25% do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O diagnóstico precoce é fundamental, pois sabemos que 20% dos casos evoluem para metástase.


Nenhum comentário:

Postar um comentário