sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Zika, dengue e chikungunya, agora virose da mosca

O Nordeste, Pernambuco, São Bento do Una... ainda estão sofrendo com a Zika, dengue e chikungunya, e agora para completar a lista de pragas aparece a "Virose da mosca".
Com a chegada das chuvas, as moscas ressurgem e, com elas, as doenças sazonais – surto de diarreia, vômito, febre, dor de cabeça, dores musculares – que tem acometido um número crescente de moradores no Interior e na Capital de cidades nordestinas. 

 Todos os anos, nessa época, (janeiro a março), com as chuvas, os poços transbordam, o nível do lençol freático sobe e há a proliferação de moscas que favorecem a contaminação.


Como suspeita-se que o principal vetor do surto é a mosca, que proliferou muito nas duas últimas semanas.
Popularmente, o quadro de náuseas, diarreia e febre passou a ser denominado “virose da mosca”. 

Na maioria dos casos, não há necessidade de internação. O tratamento é feito com hidratação oral. Se houver mais de dez evacuações por dia, com vômito, é preciso reidratação venosa, por algumas horas, em unidade de atendimento médico.

  Não é nada grave, e o número de pacientes começa a reduzir ao passo em que as chuvas perdem intensidade e a quantidade de moscas diminuem.
Feira livre S.B.Una/ Foto:TVSBUNA

Na feira livre, as moscas pousam nos alimentos. O mesmo ocorre nas lanchonetes, padarias, quitandas e nas cozinhas de nossas casas. Consumidores, funcionários e donas de casa reclamam do aumento do inseto.
Feira livre/São Bento do Una
É preciso cuidados básicos de higiene, limpeza das mãos e proteção da comida. 

O clínico geral, Vitor Nunes  informou que muitas pessoas procuram atendimento com náuseas, vômitos e diarreia.

E a principal suspeita é a má conservação dos alimentos e a falta de higiene por causa das moscas. “Lavar bem as mãos, higienizar os alimentos antes de comer e de cozinhar e ter cuidado ao comer fora de casa, são algumas das recomendações para evitar essa virose”, declarou.

O médico diz que os pacientes devem procurar atendimento, mas que o soro caseiro ajuda a hidratar, após a diarreia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário