sexta-feira, 19 de agosto de 2016

TRAGÉDIA: Idosa morre vítima de choque elétrico após tentar ligar rádio em Lajedo

Os moradores de Lajedo ficaram chocados com a trágica morte da idosa Maria da Glória do Nascimento, de 61 anos, que, na tarde desta quinta-feira (18), morreu vítima de choque elétrico.
Segundo a Polícia Civil Maria da Glória estava lavando a casa onde morava no bairro Mutirão, e como a maioria das pessoas fazem, quando estão fazendo faxina, resolveu ligar o rádio afim de ouvir música.
Mas a dona de casa não percebeu que o fio do rádio estava desencapado e ela acabou recebendo uma violenta descarga elétrica que arremessou seu corpo ao solo.
Maria da Glória infelizmente não resistiu e veio a óbito antes mesmo de receber os primeiros socorros. Que Deus a receba em Seus braços e que conforte os familiares e amigos nessa hora de tristeza.
DO: G1 Caruaru

Muitos acidentes domésticos podem ser evitados facilmente. Mesmo assim, segundo o Sistema Único de Saúde (SUS) aproximadamente 40% de todos os acidentes ocorrem dentro de casa.

Abaixo seguem algumas dicas que selecionei para você proteger a sua família e alertar os seus conhecidos:

1. Antes de qualquer conserto nas instalações elétricas internas, desligue a chave geral (disjuntor). Para facilitar identifique com etiquetas o quadro de luz.

2. Para se proteger dentro de casa, a dica principal é fazer a manutenção da rede elétrica a cada 10 anos, no máximo.

3. Tomadas ou interruptores com partes derretidas ou queimadas devem ser substituídos.

4. Para troca de temperatura é importante o chuveiro estar desligado e o corpo não estar molhado. Além disso, é bom usar chinelo de borracha para trocar a temperatura do chuveiro.

5. Evite ligar vários aparelhos elétricos em uma mesma tomada ou a utilização de extensores ou “gambiarras”.

6. As tomadas devem ser mantidas protegidas, principalmente em famílias com crianças e animais. Você pode utilizar o protetor de tomada e caso não tenha, pode usar um esparadrapo e jamais deve introduzir qualquer objeto em seus orifícios.

7. Em caso de raios ou trovões, a recomendação é tirar todos os aparelhos eletrônicos da tomada e, NUNCA USAR O TELEFONE CELULAR QUANDO O APARELHO ESTIVER NO CARREGADOR.

8. Observe o diâmetro dos pinos e jamais force a conexão deles em uma tomada. E não esqueça: nunca retire qualquer pino dos plugues, isso pode causar sobrecarga e graves acidentes.

9. Desligue e retire o plugue da tomada quando for limpar os aparelhos eletrodomésticos.

10. Aparelhos eletrônicos devem ficar afastados da pia, chuveiro ou banheira porque, se caírem na água, podem sofrer uma pane elétrica e dar um choque em quem estiver usando.

ATENÇÃO:

 Caso alguém leve um choque, a primeira medida a ser tomada é desligar a chave elétrica da casa, em sequencia chame ajuda ou ligue para o SAMU.
Deite a pessoa e cheque a sua respiração e o pulso no pescoço. Se não houver batimentos, faça massagem cardíaca.

Não é recomendado encostar-se na pessoa que está levando o choque, porque isso pode ser fatal. Se não for possível desligar a chave geral, remova o fio ou a vítima com a ajuda de um material seco não condutor de energia, como madeira, cabo de vassoura, jornal dobrado, cano plástico, corda etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário