segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Emoção e beleza marcam missa de sétimo dia de Gilvan Lemos

A  Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos, no centro de São Bento do Una, ficou lotada para a missa de sétimo dia do falecimento do escritor Gilvan Lemos, a Missa ocorreu na noite de sexta-feira (7). O romancista morreu no último sábado 01-08-2015. Os sãobentenses se reuniram para assistir  a missa e logo após puderão assistir e participar da  Bodega Cultural especial em homenagem a Gilvan Lemos.

A cerimônia foi marcada pela emoção, a Homilia da Missa de 7º dia Gilvan Lemos celebrada pelo Pe. Marcondes, foi bastante significativa e emocionou a todos que estavam presentes. 

Além dos familiares de Gilvan Lemos, compareceram à cerimônia a prefeita Débora Almeida, autoridades diversas, professores, alunos e povo em geral que admirava o escritor.
Logo após a missa, a Secretária de Cultura e secretária de educação em parceria com diversos artistas locais, realizou no coreto da Praça Cônego João Rodrigues, a Budega Cultural Especial em homenagem a Gilvan Lemos, foi uma noite memorável, onde os Sãobentenses puderão conhecer um poco mais da vida e obra de Gilvan através de poemas declamados por professores, alunos das escolas municipais, estaduais e artistas locais.

Os artista locais entre eles, Ailson Campos, Expedito Valença, Ilana Valença, Valdinho Valença e Edson Caruara tocaram, cantaram e encantaram o público com as músicas que falam de São Bento do Una, músicas essas que o saudoso Gilvan Lemos gostava.

Aroldo Mota e Leone Valença, emocionaram a todos lembrando as boas passagens de Gilvan Lemos na juventude. Todos deram boas gargalhadas, pois como todo Valença, Gilvan era muito espirituoso. Para finalizar a noite de homenagens a Gilvan Lemos, foi mostrado um filme em memoria ao romancista.  Um verdadeiro espetáculo

2 comentários:

  1. Tenho que concordar com a matéria, realmente, foi muito bonita a homenagem prestada a este ilustre são bentense.
    São Bento do Una é terra rica de cultura e sempre será, porém começo a sentir receio no que tange a nova geração, isto fica claro ao observamos a quantidade destes (sim, dos nossos jovens!) que se fizeram presentes nas homenagens. Nos dias atuais vemos os jovens se aculturando (se é assim que podemos falar) para com outras regiões, vemos músicas de funk e swingueira (não estou criticando, apenas mostrando a realidade) se fazendo presentes em todos os "Smartfones", nosso Leone, nosso Alceu, dentre outros não se fazem presentes. As nossas leituras são escassas, estamos nos restringindo a leituras increscentes (WathsApp ou facebook),"Jutaí menino? Menino de Engenho? Vidas Secas?" O que é isto? Estamos marcados a morrer? Será? Não! Não quero crer nisto, quero crer numa escola renovada, onde exista uma rádio culta, onde exista concursos literários, onde exista meu São Bento do Una, que alias, não é só meu, é nosso! Por isto, minha amiga blogueira, seu trabalho é importante. A democratização midiática permitiu com que a gente possa, de fato, ter uma abertura de leque - no campo da informação, mesmo que essa venha com consequências as vezes não positivas, cabe a nós, sim! A todos nós! buscarmos locais na mídia que nos façam crescer e o crescimento parte da divulgação do bem, da cultura, da música de qualidade, da educação, dentre outros. Sempre acompanho, porém ainda não tinha tido tempo de escrever, espero que teu blog possa crescer e que nosso São Bento do Una seja mostrado cada vez mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau!...........Fiquei surpresa com esse seu comentário, que palavras bem colocadas, que texto bem escrito! Eu também fico triste ao ver nossos jovens e adolescentes se inclinando para essas música fúteis( Como vc bem colocou eu não tenho nada contra esses tipos de músicas) mas sinto que falta uma volta para o que é nosso, para as nossas raízes de fato! Eu fico indignada quando vejo aqueles artistas internacionais que vem fazer show aqui no Brasil e lotam estádios, esgotam ingressos e que muitas vezes as pessoas passa 2 ,3 dias acampados na fila, só para ficar mais perto do palco. E em contra partida vejo nossos músicos, nossos artistas garimpando um espaço para fazer seus shows e rezando para que os ingressos sejam vendidos....Obrigado pelas palavras de isentivos, eu sempre estarei colocando matérias sobre nossa querida e amada SÃO BENTO DO UNA!!!! OBRIGADO AMIGO.

      Excluir