domingo, 14 de fevereiro de 2016

Mestre Manuel Eudócio morre aos 85 anos em Caruaru

O mosquito da Dengue faz mais uma vítima, dessa vez foi o mestre Manuel Eudócio Rodrigues, de 85 anos, que morreu no sábado (13) no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru.

De acordo com a neta do artesão, Ana Karine Rodrigues, "ele já vinha com o quadro de saúde difícil por conta da diabetes e de problemas nos rins". 
Manuel Eudócio Rodrigues, estava internado desde quarta-feira (10) com suspeita de febre chikungunya. 

 Essa febre chikungunya, não perdoa ninguém. Os idosos, portadores de doenças crônicas, estão dentro do grupo de risco das grandes complicações da doença.

Em São Bento do Una tivemos grandes perdas de idosos que apresentavam os sintomas dessa terrível doença. Há relatos  (não oficiais) que o número de idosos que morreram em São Bento do Una, em decorrência da febre chikungunya, já passou de 15 idosos.

CONHEÇA UM POUCO DA ARTE DO MESTRE MANUEL EUDÓCIO:

Foi no Alto do Moura que o mestre Manuel Eudócio começou a fazer arte ainda pequeno, esculpindo bois e cavalos para brincar. 
O contato com Vitalino, em 1948, deu início à sua vida como artesão. Com uma doçura de menino, era um dos mais importantes mestres da arte figurativa popular brasileira.
Suas peças eram feitas em argila úmida e queimadas sem uso de esmalte. Posteriormente, eram decoradas com tinta óleo. Uma de suas marcas registradas era o uso de máscaras por seus personagens.

Manuel Eudócio foi declarado Patrimônio Vivo de Pernambuco -- um título que dividia com pouquíssimos gênios da cultura popular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário