segunda-feira, 11 de abril de 2016

SALVE SALVE "AÇUDE VELHO": MUTIRÃO DO BEM CHEGOU AO CARTÃO POSTAL DE SÃO BENTO DO UNA

A cidade de São Bento do Una assim como muitos sãobentenses ausentes, no último domingo (10), se alegraram com a notícia de que o mutirão do bem, enfim, estava chegado ao histórico "Açude Velho". O Açude Velho ficou esquecido por décadas até a chegada desse grande mutirão do bem.
Mais uma vez os sãobentenses que amam a cidade, se uniram a Débora Almeida, José de Almeida, Pedro Carreteiro, operadores das máquinas, motoristas, Demir Santos, Alípio Costa, José de Cibã, Sandro e outros colaboradores para dar inicio a limpeza e ampliação de mais um açude.
O mutirão por onde passou, limpou e ampliou mais de MIL AÇUDES, e já realizou o sonho de muitos sãobentenses da zona rural, e agora, no Açude Velho, estará realizando o sonho, da grande maioria, da população da zona rural e urbana de São Bento do Una.
Como já é costume a prefeita Débora Almeida, juntamente com seu pai, Zé Almeida, estiveram participando ativamente das obras, e dessa vez contaram com a presença de historiadores, poetas, advogados, moradores da cidade, zona rural e sãobentenses que moram fora de São Bento (mas que fizeram questão de pegar a estrada para ver de perto esse grande histórico acontecimento).
As pessoas, que estiveram no local, enfrentaram o "sol quente" e a poeira que subia com as máquinas trabalhando, mas a alegria era tamanha que qualquer possível desconforto nem era percebido.
Aliais, eu me arrisco a dizer, que perecia até que "as máquinas estavam celebrando", (claro que isso é impossível), mas os operadores com certeza estavam trabalhando com satisfação e alegria no coração.
Se tratando de felicidade, muitos sãobentenses tiveram que conter as lagrimas, mas alguns deixava essas lagrimas de felicidade escorrerem em seus rostos.
Principalmente aqueles mais vividos, quando na juventude além de contemplar, em dias de enchentes, o volume das águas do Rio Una transbordando nos paredões do Açude Velho, ainda o utilizava como praia para seus banhos, e para pescar o peixe de levar para casa.

Débora Almeida também aproveitou para conversar com as pessoas, e ouviu muitas histórias que o povo afirmava ter vivido as margens do Açude Velho. Foi a “praia domingueira” dos são-bentenses como é cantado na música.
Alguns moradores levaram fotografias antigas, como prova e orgulho de terem vivido aqueles bons tempos, e que agora, agradeciam a Débora Almeida e Zé Almeida, pois estavam certos que se Deus quiser logo vai chover e aquelas imagens, do paredão coberto pela cheia, eternizadas nas fotos, poderão deixar de ser do passado e passaram a se repetidas, em todas as épocas de fortes chuvas.
As crianças também estiveram vivenciando esse momento.
A história diz que foi o prefeito César de Barros Barreto, que governou São Bento do Una de 1931  à 1932, quem mandou colocar pedras, às margens do Açude Velho.
Para que a grande quantidade de lavadeiras ficassem melhor localizadas, evitando assim que a água usada com sabão, voltasse ao leito do rio.

OPINIÃO:


Era impossível avaliar o grau de satisfação, emoção e gratidão das pessoas, que durante todo o dia visitaram as obras. Parecia uma festa, com direito a barracas e espetinhos.
Não poderia deixar de falar na saudosa Helena do Galo,  que enquanto viveu, sempre lutou para que alguém olhasse para a situação daquele que foi o Cartão Postal de São Bento do Una.
Os trabalhos de revitalização continuam, e hoje, (11) de manhã, Zé Almeida e os 
Operadores das máquinas, continuam a limpeza, que  se estenderá pela semana.
Os sãobentenses que trabalhavam com olaria,  nas mediações do Açude Velho, foram deslocados pela prefeitura, para um local, onde os mesmo continuam seus trabalhos.
Débora Almeida falou sobre os planos que a prefeitura tem sobre o futuro do Açude Velho.
"Estamos muito felizes, estamos com vários planos para o Açude Velho. Além da limpeza e do fechamento do paredão, queremos fazer um Parque aqui como foi previsto no nosso plano de governo. Queremos fazer o grupo de amigos do Açude Velho, para que as pessoas possam se unir e relembrar", disse Débora Almeida.
Confira no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário