terça-feira, 1 de agosto de 2017

Há dois anos Pernambuco se despedia do Sãobentense Gilvan Lemos, um dos maiores escritores do Brasil

Há dois anos Pernambuco, São Bento do Una e, porque não dizer assim, o Brasil perdia um dos maiores escritores da história da literatura brasileira, o escritor Gilvan Lemos. 
Membro da Academia Pernambucana de Letras (APL), faleceu aos 87 anos, no Recife, tendo o último desejo realizado pela família, de que queria ser enterrado junto ao jazigo dos pais, no cemitério do Bom Jesus, em São Bento do Una, sua Terra Natal.
Gilvan Lemos, como todo bom sãobentense que era, amava a sua "Terrinha" e sempre expressou que São Bento do Una era a sua maior referência, leia o que ele falava.
 “Desde quando fui morar no Recife, em 1949, senti muita saudade desse lugar, de onde carrego minhas maiores e melhores lembranças... São Bento é o meu país e a maior prova disso está em meus escritos, que sempre retratam suas histórias. Certa vez, um amigo me apresentou como o maior escritor do Brasil, eu disse: Não, sou o maior escritor de São Bento do Una", disse o escritor. 
Ainda pequeno, Gilvan não tinha acesso a livros, começou aqui mesmo, em São Bento do Una, a criar suas próprias histórias em quadrinhos - era filho de uma mulher simples, mas que já tinha lido Machado de Assis e Dostoiévski. GIlvan só cursou até o ensino médio e, para ter acesso a livros, recorria ao reembolso postal. Seu primeiro romance, Noturno Sem Música (1956), foi escrito quando foi ao Recife, em uma máquina de escrever alugada por poucos dias.
Dono de uma proza leve, de uma simplicidade repleta de requintes, publicou 25 livros, sendo "A noite dos abraçados" (1975), "Os pardais estão voltando" (1983), "Emissários do diabo", "O anjo do quarto dia", "Enquanto o rio dorme" e "Morcego cego" (1998) suas principais obras. Conquistou diversos prêmios regionais e nacionais.

A sobrinha neta de Gilvan Lemos, a também escritora Lívia Valença, está fazendo na sede do ILV (Instituto Lívio Valença), no prédio da antiga Cooperativa, em São Bento do Una, o ESPAÇO CULTURAL ESCRITOR GILVAN LEMOS. Lugar este que será um santuário que vai abrigar as obras de Gilvan onde todos os sãobentenses terão a oportunidade de conhecer melhor este ilustre conterâneo, além é claro, de se deliciarem com suas histórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário