sábado, 6 de agosto de 2016

LUTO: MORRE BATON SANFONEIRO

Nota de Falecimento: É com muita tristeza e pesar que comunicamos o falecimento de Sebastião Cavalcante de Sousa, conhecido por Baton sanfoneiro. 
Morreu na tarde de ontem (05), Baton, um dos maiores sanfoneiros de forró de "pé de serra" da região. De acordo com amigos da família de Baton, já fazia algum tempo que o mesmo estava doente, e após ser submetido a uma cirúrgia sofreu um ataque cardíaco vindo a óbto. 
Baton nasceu em Altinho mas veio para São Bento com 13 anos e viveu parte de sua vida na zona rural de São Bento do Una.
Sua fama de sanfoneiro de "mão cheia" correu por muito lugares, inclusive na Vila de Espírito Santo, onde ele deu uma grande contribuição para tornar o São João da Vila em tradição.
No ano de 2014 Baton foi, merecidamente, o grande homenageado do São João da Vila do Espírito Santo.
Imagens/TVSBUNA
 Baton era fã de Luiz Gonzada e assim como seu ídolo era apaixonado por tocar sanfona e 'botar' o povo todo para dancar forró. 
Passou essa paixão e arte para seus filhos e neto, donos e músicos da Banda Chicote de Couro. Inaldo que toca baixo, Itamar que toca sanfona e seu neto, o jovem Magno que toca teclado e sanfona.
 Hoje São Bento do Una, os sítios, povoados e a Vila de Espírito Santo estão em luto, pois perdemos um grande artista, grande músico, um dos grandes sanfoneiros, não apenas grande na sua arte, mas grande no seu caráter, na sua paciência e capacidade de está sempre disposto a ajudar qualquer um que estivesse precisando de ajuda.
Baton deixa um legado, de quase 60 anos de carreira, que dificilmente será esquecido por todos aqueles que tiveram o prazer de conhecer o ser humano Baton e "arrastar o pé" ao som da sua sanfona.
Baton quantas e quantas noites de São João animastes..., acho até que perdeste a conta mas infelizmente você foi chamado para os braços do pai. Nós aqui na terra, só temos que orar pela sua alma e guardar todas as lembranças boas que você nos deixou. 
Vá em paz  e saiba que jamais serás esquecido pelos familiares, amigos e por aqueles, que assim como eu, não lhe conhecia pessoalmente, mas conhecia a sua fama de excelente sanfoneiro. Que Jesus conforte todos nós.
Aperte o pay e confira uma excelente entrevista feita por Naldinho Oliveira, TV SBUNA, em 2014, ano em que Baton foi homenageado na Vila do Espírito Santo:
Queremos informar a todos os amigos e parentes que o sepultamento do nosso amigo e mestre Batom será às 16:00hs.

Um comentário: