sábado, 11 de novembro de 2017

Ônibus que transportava estudantes de São Bento do Una foi apedrejado

Insegurança e medo são palavras que, há algum tempo, fazem parte do vocabulário dos alunos. Os constantes assaltos e tentativas de assaltos, praticados contra os ônibus que transportam os estudantes e universitários, são motivo de preocupação entre os mesmos.
No mês de fevereiro, por exemplo, vários ônibus que transportam universitários das cidades de São Bento do Una, Jupi  e São Caetano, que estavam se deslocando para a faculdade de Belo Jardim, (AEB) foram apedrejados, chegando a quebrar vários vidros. Na ocasião, uma estudante ficou levemente ferida.
Agora, na última quarta-feira 08/11, mais um ônibus foi apedrejado. Dessa vez, o alvo dos meliantes foi um ônibus que fazia o transporte de alunos da rede municipal e estadual de São Bento do Una.
O ônibus foi atacado quando saía da cidade, depois da Churrascaria Boi na Brasa,  em direção a zona rural do município.
Os alunos ouviram um barulho e, quando observaram, o veículo estava com 4 vidros quebrados, dois do lado direito e dois do esquerdo. Além do trauma que todos que estavam no ônibus sofreram, dois estudantes ficaram levemente feridos.
A violência, que nos últimos anos vem afetando a população brasileira, está cada vez mais próxima da nossa realidade. A sensação de insegurança tem deixado os brasileiros aterrorizados. Zona urbana, zona rural, grandes metropolis, pequenas cidades do interior ninguém está livre de sofrer um ataque.
A prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida, preocupada com o aumento da violência em seu município buscou vários meios para combater os avanços da criminalidade.
Por diversas vezes Débora falou, e cobrou mais segurança, diretamente com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Foi a Brasília, onde mostrou a necessidade e urgência de uma maior atenção ao combate a violência em Pernambuco. 
Participou de audiências junto a OAB, para exigir que São Bento do Una tivesse um juiz titular e um delegado de polícia. Reuniu-se ainda, com diversos prefeitos do Agreste para juntos fazerem avaliações e traçarem estrategias para enfrentar a violência....
Entre as ações contra a violência implantadas por Débora Almeida está o lançamento de um projeto ousado, ROMU - Ronda Municipal, mas que já está rendendo frutos. 
A viatura da ROMU custou 118.000,00, adquirido com recursos da prefeitura e, desde da  primeira ronda, já apoiou a Polícia Militar conseguindo deter 3 homens suspeitos de praticar roubos no município. A ROMU também deu apoio na recuperação de moto.
Além da implantação do ROMU, também está para ser implantado o programa "Caminho Seguro Para Escola", onde serão instalados diversas câmaras de segurança nas principais ruas e vias de acesso as escolas. 

Ainda está para chegar, em São Bento do Una, 3 três motos que irão realizar a segurança dos ônibus que transportam os estudantes do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário